Se você acompanha nossos posts sobre o projeto Mars One, vai gostar tanto quanto eu da notícia de hoje: Os 100 finalistas já foram selecionados!!

Se você ainda não sabe qual a ideia do projeto, a gente explica: O projeto Mars One, idealizado e desenvolvido pela fundação holandesa de mesmo ano, iniciou-se há mais de 2 anos, em janeiro de 2013, com a busca por pessoas dispostas a uma viagem só de ida ao Planeta Vermelho em 2023. Os robôs que prepararão tudo chegam antes, em 2016. O objetivo é criar a primeira colônia de terráqueos no espaço fora de nosso planeta habitual. Veja o vídeo de lançamento da campanha, abaixo:

Agora o projeto começa a entrar em sua reta final, pelo menos em terra, e se aproxima cada vez mais do treinamento. Ao todo, foram mais de 200 mil inscrições de humanos entediados com o planeta e que gostariam e uma nova vida em um local totalmente novo, entre eles, 10.289 brasileiros. Das duas centenas de milhares, pouco mais de 1000 foram para a segunda etapa, e, entre eles, 23 brasileiros, 11 homens e 12 mulheres, o 10º país com maior número de representantes entre os 107 que tiveram candidatos selecionados. A seleção foi afunilando, afunilando, e em dezembro do ano passado somente 663 candidatos estavam na disputa, entre eles, 13 brasileiros. Afunilando um pouco mais, até que essa semana foi divulgada a lista dos 100 finalistas que poderão conhecer Marte e entre eles há uma brasileira o/

Sandra Maria Feliciano Silva, 51 anos, mora em Porto Velho, em Rondônia. Formada em administração e em direito, Sandra é especialista em segurança pública e gestão de dados. Ela ainda faz aquários (veja sua página no Facebook e fotos dos modelos clicando aqui), é escritora de ficção científica, coordenadora de um grupo de estudos sobre ciência, astronomia, física, biologia e química para estudantes de ensino médio e ainda é professora na Faculdade Porto Velho. O vídeo de inscrição de Sandra pode ser visto abaixo:

A ida de Sandra ainda não está confirmada. O grupo de 100 candidatos será reduzido para apenas 24. Após selecionados eles irão viajar em grupos de 4 pessoas para Marte com um intervalo de 2 anos entre cada missão.

Os custos do projeto, seguindo os idealizadores, serão todos custeados por mídias, já que a ideia é criar o maior reality show do mundo, ou melhor, do universo. Portanto: teremos transmissão total do que acontecerá com os exploradores.

E aí Ansiosos por 2023? Eu sim.