De acordo com dados do Google, o Android 5.0 Lollipop, lançada em novembro do ano passado, ainda ocupa uma pequena parte no mercado, onde apenas 1,6% dos smartphones com sistema operacional Android estão atualizados com a nova versão. Dados esses apresentados no último dia 02 de fevereiro.

Outro motivo para esse baixo número, é a disponibilização da atualização por parte das empresas que se utilizam do sistema operacional Android, como no caso da HTC, LG e Motorola, que ainda não disponibilizaram a versão Lollipop do sistema para todos os seus aparelhos vendidos. Levando ainda em conta esses dados, a dominação do Lollipop no mercado poder levar um longo tempo, ou seja, uma geração inteira de smartphones para que ocorra.

Para ter uma ideia melhor, alguns dos novos modelos de smartphones, como o Moto Maxx e o Moto G da linha 2014, ainda estão equipados com a versão anterior ao Android 5.0 Lollipop.

Ai fica uma pergunta no ar:

Porque essa demora em liberar a atualização? Para a Motorola, essa demora se deve ao tempo de teste de todas as suas funcionalidades junto ao aparelho, pois existem vários modelos e nem todos são iguais.

Empresas como LG, Samsung e a própria Motorola, já estão liberando a atualização para esse sistema, mesmo que em "dosagens homeopáticas", assim sendo, é bom ficar alerta para ver se o seu aparelho não se encontra na lista.

Segundo alguns especialistas, o Android 5.0 Lollipop irá aos poucos conquistar o mercado, assim, em breve ele poderá estar presente na maioria dos smartphones Android vendidos no mercado.