O Android Lollipop (pirulito, em inglês), também chamado de Android 5.0,  tem sido bastante esperado pelos usuários, já que a nova versão do sistema operacional do Google está repleta de novidades. A boa notícia é que o Google anunciou na segunda-feira (03) que começou a distribuir o sistema OTA ("over-the-air") para aparelhos Nexus e dispositivos Google Play Edition.

A novidade foi revelada através de uma publicação no blog oficial do Android. Na nota, o Google mencionou que os usuários também poderão conferir algumas melhorias nas funcionalidades do Android Lollipop, como um design inovador e ainda novos aplicativos que integram os aparelhos.

O Android Lollipop já vem sendo muito aguardado desde os seus primeiros dias de desenvolvimento, já que sempre prometeu um aperfeiçoamento de suas funcionalidades.

A nova versão do sistema operacional do Google roda com as mínimas configurações de hardware. O Android Lollipop também está mais seguro, já que conta com encriptação nos dados e também em uso de diferentes perfis.

Outra mudança acontece na tela de bloqueio, que está mais sofisticada e com mais informações e notificações. Os usuários podem agora acompanhar mais conteúdos e acessar aplicativos sem desbloquear o aparelho.

Os primeiros aparelhos a receberem a atualização do Android serão os da linha Nexus. Assim, os smartphones Nexus 4, Nexus 5 e o tablet Nexus 7 receberão uma notificação sobre a disponibilidade do Android Lollipop e poderão instalar o novo software quando o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Vale lembrar que o smartphone Nexus 6 e tablet Nexus 9 já saem de fábrica com o Android Lollipop.

O Google não divulgou quando os outros aparelhos irão receber o Android Lollipop. Estima-se que todos os aparelhos que estão aptos para receber o Android Lollipop estejam com o novo sistema até o final do ano.