O Google revelou que o YouTube irá adotar o padrão HTML5.0 e com isso abandonar a reprodução em vídeos em Flash. A novidade é válida para todos os navegadores, incluindo o Chrome, Internet Explorer 11, Safari 8 e versões beta do Firefox.

O site começou a usar o formato ainda em 2011, porém, de acordo com os desenvolvedores, o HTML5 não tinha suporte necessário para algumas tecnologias. Exemplo disso é o ABR (Adaptive Bitrate), uma técnica que auxilia na redução do buffering de vídeos.

"Os benefícios do HTML5 vão além dos navegadores web, e ele agora é usado em smart TVs e outros aparelhos de streaming", disse o gerente de engenharia do YouTube, Richard Leider.

Com a mudança, o YouTube poderá reproduzir vídeos ao vivo em várias plataformas diferentes, e não apenas aos navegadores. Dispositivos como o Xbox One, Playstation 4 e Chromecast serão beneficiados com o recurso.

O usuário habitual não irá perceber as mudanças na forma de acessar o YouTube, porém, com a adoção do HTML o tempo de espera será menor, bem como a banda usada e o tamanho dos arquivos.

De acordo com o Google, com a incorporação do codec de vídeo VP9, o carregamento dos vídeos deverá ficar entre 15 e 80% mais rápidos, e com 35% de economia de banda utilizada.