A Huawei fechou o ano de 2014 com mais de US$ 10 bilhões em caixa e segundo informações da própria fabricante, ela vendeu no último ano mais de 75 milhões de smartphones; essas vendas mostra um aumento de 45% em relação ao ano de 2013, sendo que em 2015, a Huawei pretende entrar de vez no segmento de smartphones de alto padrão, onde espera atingir a meta de 100 milhões de aparelhos vendidos neste ano.

Um dos grandes destaques da companhia chinesa em 2014, foi o seu smartphone Ascend P7, que vendou 4 milhões de unidades, seguidos pelo Ascend Mate, que obteve 2 milhões de unidades comercializadas; já a linha Honor, de padrão médio e que é a linha de entrada no mercado europeu, acumulou um bom volume de vendas em 2014.

Em 2015, como já descrevemos acima, a Huawei pretende continuar a conquistar mais consumidores, mundo a fora, principalmente em mercados emergentes, como a Índia e assim seguir com as vendas via e-commerce, onde a companhia registrou 41% das vendas em 2014.

Perguntado sobre qual é a sua principal rival no mercado de smartphones, o executivo da Huawei, Richard Yu, foi categórico ao dizer que a empresa local Xiaomi, não é considerada a sua maior rival e sim a Samsung, que é vista por eles como a sua principal rival neste setor.

Ainda segundo Yu, ele não consegue ver a Xiaomi crescer no segmento de aparelhos top de linha, uma vez que seus aparelhos high-end não possuem a mesma qualidade dos dispositivos Huawei; para ele os aparelhos fabricados por sua companhia contam com mais atrativos para os usuários de smartphones, assim sendo, ele acredita que a Xiaomi continuará a brigar por um espaço no segmento de aparelhos intermediários e de entrada.

Atualmente a Huawei está entre as cinco principais fabricantes de dispositivos móveis do mundo.