Segundo o site "The Next Web", o browser disponibiliza uma série de recursos que os usuários do Opera provavelmente se lembrarão, bem como a interface de discagem rápida e os gestos do mouse para navegar.

Mas os recursos não param por ai, inúmeras abas podem ser acopladas em uma só pra assim facilitar a navegação em sites semelhantes, além disso, o Vivaldi também permite que seus usuários possam escrever notas diretamente do navegador junto a captura de tela, tornando assim, mais fácil a vida do seu usuário, pois o ajudará a lembrar porque achou que determinada página era importante.

Além de Tetzchner, faz parte também do novo projeto, o ex-funcionário do Opera, Tomita Tatsuki; Tatsuki falou ao site acima citado que alguns usuários destes sistemas necessitam de um navegador mais potente, onde ele declarou o seguinte: "Na grande maioria dos navegadores hoje encontrados no mercado, eles oferecem algo semelhante, mas não diferenciado, sendo relativamente simples; o Opera, por exemplo, costumava oferecer características únicas e poderosas, mas como eu disse, ele também oferece agora um produto mais simples e sabemos que existem muitas pessoas que estão usando uma versão antiga do Opera".

Tatsuki também declarou ao site que o navegador (Vivaldi) será desenvolvido por quem for usá-lo, pois segundo ele, o conjunto de recursos será oferecido conforme a demanda dos usuários.

Atualmente o "Vivaldi" é apenas um technical preview, mas em breve o mesmo irá ganhar sincronização, melhor desempenho, extensões e suporte para e-mail.