Mas calma, se você ainda usa essa plataforma, não precisa sair correndo atrás de uma nova, pois inúmeras atualizações de segurança e estabilidade ainda serão oferecidas até 2020. O fim deste suporte é destina aos desenvolvedores, que não serão mais liberados a oferecerem novas atualizações que forneçam novas funções ao sistema, bem como o suporte ao DirectX 12.

Essa medida foi tomada em virtude do lançamento recente do novo sistema operacional Windows 10, que foi lançado para unificar todos os sistemas da empresa; vale salientar que uma nova versão estável do Windows 10 deverá ser distribuída ainda no primeiro trimestre deste ano a seus usuários. Ainda de acordo com a própria Microsoft, essa atualização será oferecida de forma gratuita para quem possuir o sistema operacional Windows 8.x.

Entre as novidades deste update, os usuários do Windows 10 encontrarão diversas funções, entre elas o Cortana, o novo navegador Spartan e outras que ainda não foram divulgadas. O que se sabe, é que o navegador Spartan será usado em todos os dispositivos que tenham o sistema operacional da companhia, dando assim a esses usuários, a tão prometida sincronização entre os desktops, smartphones, tablets, consoles e outros.

Além disso, há informações de que a Microsoft está utilizando um programa de testes público com o referido sistema, indicando assim que o mesmo chegará com sua versão final, livre dos principais bugs e ainda estará contando com a maioria de suas funções solicitadas por seus usuários; solicitações essas feitas através dos canais de opiniões.