Como descrevemos em matéria passada, o dia 30 de setembro seria a data em que a Microsoft poderia anunciar a chegada do seu novo sistema operacional Windows 9; realmente, hoje foi marcado como o dia de lançamento do Windows 9 da toda poderosa empresa de Redmond. Mas para a grande surpresa da maioria das pessoas presente no evento que foi realizado em São Francisco, na Califórnia, o tão aguardado Windows 9 não foi anunciado.

Isso mesmo, a Microsoft ao invés de anunciar a chegada da nona geração de seu sistema operacional, anunciou no mercado a "décima"; como assim? Simples, para eles a atualização do Windows 8, para Windows 8.1, foi considerada a nona versão do sistema operacional.

O vice-presidente executivo da Microsoft, Terry Myerson, foi o encarregado de fazer o anuncio da chegada do novo sistema operacional, esse que a partir de agora irá unificar plataformas e rodar em todos os aparelhos, bem como celulares, tablets, notebooks e computadores.

Durante a apresentação, Terry afirmou que: "O novo sistema desbloqueia novas experiências para permitir que nossos usuários possam trabalhar, jogar e se conectar; existe hoje, cerca de um bilhão de pessoas que usam o Windows".

Segundo a própria Microsoft, a partir de amanhã será liberada a versão do novo sistema operacional para desenvolvedores, denominada de Technical Preview, já a versão para servidores demorará mais um pouco para chegar, enquanto a versão para consumidores em geral do Windows 10 deverá chegar ao mercado somente no próximo ano.

A boa notícia para os usuários do sistema Windows, é o retorno do menu "iniciar", esse sim permaneceu conforme o esperado e muito especulado pelos meios de comunicação nos últimos tempos.

Usuários que já tiveram contato com o Windows 10 relatam nas redes sociais, que o seu visual alia características do Windows 7 e do Windows 8; outra novidade que chega a partir de agora, é relacionada aos aplicativos que nas versões anteriores eram executados em tela cheia e agora poderão ser usados em uma das área de trabalho do sistema operacional.


Windows 10 com menu iniciar. Foto: Microsoft/divulgação

Além do retorno do menu "iniciar", o Windows 10 vem repleto de novidades, uma delas é a possibilidade do usuário ter mais de uma área de trabalho, bem ao estilo do que é encontrado no Mac OS X e no Linux. Nas novas áreas de trabalho, cada interface pode ser personalizada e ainda pode ser acessada por meio da barra de tarefas.

Já os aplicativos universais encontrados no novo Windows, a companhia informou que dará maior explicações durante a próxima edição da Build, evento anual da Microsoft realizado para desenvolvedores, que ocorre todos anos no mês de abril.

Veja agora as principais novidades do Windows 10.

Vídeo de divulgação do Windows 10