Além disso, os rumores indicam que o sistema operacional contará com novas funcionalidades e aperfeiçoamentos que muitos ainda não estão acostumados. No entanto, todas essas novidades prometem melhorar a interação e usabilidade do usuário com a plataforma.

Pensando nisso, fizemos um apanhado das principais novidades do SO para você ficar por dentro do que haverá de melhor no Windows 9. Vale apenas lembrar, que algumas coisas que serão listadas são frutos de vazamentos que vieram do site alemão WinFurture.

Menu Iniciar

A falta do "Menu Iniciar" no Windows 8 fez com que muitas pessoas reclamassem da plataforma, mas para a felicidade de muitos a própria Microsoft confirmou em sua última conferência Build que a nova versão do sistema contará com a função, só que com algumas novas mudanças.

O vídeo acima mostra o suposto Menu Iniciar vazado pelo WinFuture - site alemão que teve acesso a versão preliminar do Windows 9 - no qual mostra algumas das principais funções que foram incorporadas, como as Live Tiles, Apps em tempo real e diversas outras.

Notificações

O novo sistema operacional da Microsoft ganhará uma nova Central de Notificações totalmente repensada e com novos recursos interessantes. Basicamente, a central será fixa na "bandeja" do Windows, localizada no canto inferior direito da tela e, deverá reunir em um só lugar todos os avisos emitidos pelos programas instalados em seu computador, tudo de forma simples e organizada.

Vídeo incorporado do YouTube

Além disso, os usuários poderão apagar individualmente ou eliminar todas as notificações recebidas. Segundo o WinFuture, esse recurso ainda está em fase de desenvolvimento e precisa de algumas melhorias, mas a ferramenta já conta com alguns recursos que podem agradar muita gente.

Multi-desktop

Uma das principais e talvez a mais interessante novidade que estará presente no Windows 9. Para a alegria de muitos, a plataforma agora contará com um sistema capaz de criar áreas de trabalho virtuais. Com isso, será possível arrumar de forma eficiente as suas aplicações, criar quantos ambientes desejar e abrir diferentes aplicativos em cada uma delas.

Vídeo incorporado do YouTube

Conforme o que foi divulgado pelo site alemão, não há dificuldade para utilizar a ferramenta, basta que você clique no ícone inserido na Barra de tarefas bem ao lado do novo Menu Iniciar, e pelo que parece, a função já está funcionando sem nenhum problema, ou seja, é quase garantido que ela estará presente no sistema operacional.

Cortana

Por fim, segundo as informações a assistente pessoal da Microsoft estará na nova versão do Windows. Cortana é praticamente uma mistura do Google Now e do Siri (Apple), porém com muitos recursos inteligentes que prometem agradar até mesmo os usuários mais exigentes.

Acredita-se que com ela será possível abrir e fechar programas a partir de comandos de voz, digitar frases sem usar sequer o mouse e o teclado, ler todos os seus lembretes, informações pessoais e de amigos, além de diversas outras funções interessantes. 

Essas foram algumas das principais novidades que talvez estarão presentes no novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 9. Lembrando, todas essas funções são apenas rumores ainda não confirmados, ou seja, poderão ou não estar presentes no sistema. E não se esqueça de nos dizer do que achou dessas novidades.

Fontes: The VergeWinFuture