Facebook é considerado a maior rede social do mundo, porém, pode ser que sua estabilidade não dure por mais tempo. O motivo: os jovens, que são o maior público da internet, estão abandonando a rede social de Mark Zuckerberg. De acordo com um estudo realizado pela empresa americana Frank N. Magid Associates Inc, a parcela de jovens norte-americanos, com idade entre 13 e 17 anos, no Facebook em 2014 diminuiu para 88%. Em 2013, o índice era de 94%.

"É só olhar para o Facebook para ver alguma coisa mudou mesmo em 2014", disse Tero Kuittinen, diretor administrativo da Magid em Nova York. "Se as crianças estão começando a passar grande parte do tempo usando aplicativos de mensagens, isso com certeza irá prejudicar alguém."

O estudo aponta que uma das principais razões para o número de usuários jovens na rede social é o quesito segurança. Dos adolescentes entrevistados pela empresa, apenas 9% deles descreveram o Facebook como "confiável" e "seguro". Conforme ainda a pesquisa, apenas 18% dos jovens considera o Facebook divertido. Vale notar que outras redes sociais, como o Pinterest, foram descritas como divertidas por 40% dos jovens.

Vale notar que a base de usuários da empresa está mais velha, assim, 55% dos usuários do Facebook Messenger têm em média 37 anos. O indicador revela ainda que 86% dos usuários do Snapchat  e 83% dos usuários do Kiklnteractive possuem menos de 37 anos.

"O Facebook está tão profundamente arraigado na vida das pessoas que ele vai se esvair lentamente", disse Kuittinen. "As pessoas começam a ficar vagamente insatisfeitas e, depois de um tempo, deixam de usar".

No entanto, mesmo com a queda de 6% no número de jovens no Facebook, a presença desse grupo ainda é grande. Fato este que não significa que a rede social de Mark Zuckerberg não precisará tomar medidas para não perder ainda mais espaço para a concorrência.