O Google, durante o último Google I/O, que aconteceu no primeiro semestre do ano, revelou o Android Auto, direcionado para uso em carros. A novidade, por enquanto, só funciona integrada a dispositivos equipados com o Android 5.0 Lollipop. A partir disso, o número de utilizadores fica bastante limitado.

Levando em consideração o fato, executivos do Google estão analisando uma forma de fazer com que a ferramenta seja acessada de forma mais prática, bem como de deixa-la de forma mais independente.

Conforme fontes ligadas ao desenvolvimento do Android Auto, o Google já está considerando uma nova versão para a ferramenta, que poderá ser lançada juntamente com o Android M, próxima versão do sistema operacional da companhia.

"Isso fornece uma estrutura muito mais forte para o Google realmente se tornar parte de um veículo, ao invés de um complemento", diz Thilo Koslowski, vice-presidente e consultor da empresa de pesquisa Gartner.

As fontes relataram que a intenção é justamente fazer com que o Android Auto já venha pré-instalado nos carros das montadoras parceiras do Google. Sendo assim, os usuários não precisarão mais de um aparelho compatível com a ferramenta.

No entanto, nem tudo pode ser como o Google planeja. Analistas avaliam que o Google poderá enfrentar vários desafios técnicos e também de negócios, já que poderá ser bastante difícil convencer as montadoras a integrar os seus serviços em seus veículos.

O Google ainda não se manifestou sobre o assunto, por isso, ainda é cedo para confirmar a veracidade das informações.