Como prolongar a vida útil do seu computador

Confira algumas dicas de como prolongar a vida útil do seu computador/notebook/laptop.

Por | @RafaelaPozzebon Tecnologia

Especialistas defendem que um computador possui, em média, um tempo de vida útil de no máximo cinco anos. Porém, o tempo pode decair muito dependendo dos cuidados que o dono dispensa à sua máquina. Algumas atitudes fazem com que um computador dure apenas dois ou três anos, às vezes, ainda menos, porém, se bem cuidado, o tempo pode passar de cinco anos.

Se você adquiriu um computador a pouco e pretende tê-lo por um bom tempo, preste atenção nas dicas abaixo:

Limpeza

A principal e primordial dica é manter sempre a sua máquina limpa. Isso inclui a limpeza de gabinete, cooler, periféricos, enfim, tudo. Uma limpeza geral é recomendada que seja feita a cada seis meses, isso irá garantir que a sua máquina continue tendo um bom desempenho. Veja como limpar telas touchscreen.

Programas desnecessários

Programas desnecessários, que não são mais usados não precisam ficar instalados no seu computador, pois eles ficarão lá, consumindo memória, HD, e consequentemente, linando a vida útil da sua máquina. Então, o melhor a fazer é desinstalar todos eles e manter apenas os de uso rotineiro. E aqueles que se recurarem a sair, você pode utilizar o desinstalador Revo Uninstaller. 

Para aprender a configurá-lo e utilizá-lo clique aqui.

Manter antivírus sempre atualizado

Ter um bom antivírus instalado no computador é essencial. Tais programas são necessários para manter a sua máquina sempre protegida de vírus, malwares, worns e outras pragas que fazem parte do mundo tecnológico.

Ligar e desligar o computador

Apesar de muitos usuários manterem a prática de ligar e desligar o computador diretamente no botão “power”, o recomendado ligar e desligar a máquina no Menu Inicial.

Calor

O aquecimento excessivo do computador também pode danificar a máquina. Então, o mais correto é deixá-lo em locais menos quentes e se possível bem ventilado. No geral, os computadores toleram temperatura de até 45°C, porém, em locais menos ventilados a temperatura pode ficar mais alta e comprometer o bom funcionamento da máquina a longo prazo.

Quedas

Transportar computadores e notebooks de forma segura é essencial. Evitar quedas e choques é importante para não comprometer o aparelho, principalmente em caso de notebooks.

Manutenção

O ideal é fazer uma manutenção periódica do computador. Limpar, trocar a pasta térmica, apertar alguns parafusos, checar cabos, etc. fará com que com certo descuidos do dia a dia possam ser evitados. Além do mais, a manutenção do sistema também é uma boa para que ele não fique nopvinho só por fora, mas também mantenha-se ágil e veloz, mesmo depois de anos de uso contínuo. Limpar o registro, desfragmentar o disco, etc. Tudo isso é fundamental para uma maior vida útil da máquina.

Para tais tarefas indicamos, programas como o Advanced Systemcare ou CCleaner, ambos grátis.

Como prolongar a vida útil do seu computador

 

Formatação

Embora muitas pessoas não gostem da ideia de formatar a máquina de tempos em tempos, ela é ideal. Imagine se você pudesse zerar a quilometragem do seu carro sempre que ele chegasse a, digamos, 10 mil KM? Ele voltaria novinho em folha para mais outros tantos mil Km's, legal, certo? Pois é. O computador segue a mesma lógica.

Vale lembrar que a vida útil de um computador não pode ser definida com precisão. Alguns podem durar mais tempo, com adequações necessárias, e outros, porém, podem apresentar problemas antes mesmo de cinco anos de vida. O que realmente vale é o cuidado que temos com a máquina. Uma boa limpeza, manutenção periódica, cuidado com o transporte, são fatores que podem contribuir para uma maior duração, porem, não são decisivos.

Mais sobre: Hardware
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários