Quem nasceu na década de 70 e 80 e não se lembra dos filmes da série "De Volta Para o Futuro"? Acredito que são poucos que não tenham visto pelo menos um dos filmes. No filme de Volta Para o Futuro 2, Marty McFly, aparece com o skate do futuro, um skate voador que agora em 2014, parece que estará saindo das telas do cinema e da imaginação de muitos para a realidade.


Filme "De Volta Para o Futuro"

A empresa norte-americana, Arx Pax, iniciou nesta última terça-feira, 21 de outubro, uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter para conseguir arrecadar a quantia de US$ 250 mil para a produção do skate voador; o prazo para a arrecadação deste valor vai até o dia 15 de dezembro. O projeto da Hendo Hover, uma startup do Vale do Silício, já produziu algumas unidades para teste e segundo ela própria, poderá entregar os dez primeiros skates voadores dentro de um ano.


Hendo Houverboard

Segundo o site Galileu, a campanha em apenas um único dia no ar, já obteve mais de 120 patrocinadores querendo apoiar o projeto denominado de "Hendo Houverboard", fazendo com que a meta inicial fosse alcançada.

A ideia fez tanto sucesso, que os dez primeiros protótipos do skate voador, que foram oferecidos ao preço de US$ 10 mil já foram todos vendidos.

Mas de que forma o skate voador funciona? Segundo a própria empresa fabricante do produto, informa que o skate funciona através de magnetismo ou como eles mesmos a denominam; "Arquitetura de Campo Magnético".

Em uma breve explicação do funcionamento do skate voador, a Hendo diz que: "Diferentemente das levitações magnéticas que hoje existem, o nosso sistema de suspensão é bastante sustentável e barato, pois a tecnologia MFA, nos permite a mais nova geração de elevação e tecnologia de movimento que irá mudar o jeito como enxergamos o transporte, sendo possível usá-la futuramente em automóveis, aviões e trens-bala".

De acordo com essas informações, a prancha com o auxílio do magnetismo consegue flutuar cerca de 2,5 centímetros do solo, com um arranjo de quatro imãs que são capazes de fazer com que o skate seja repelido de maneira confortável apenas de superfícies metálicas. Ainda nos detalhes do funcionamento do skate voador, a Hendo explica que é muito similar ao funcionamento dos trens de alta velocidade maglev.

Na verdade é uma técnica versátil, que pode até mesmo ser usada em brinquedos, como naves e aviões.

Já a Arx Pax, conta que a tecnologia que foi patenteada como "Magnetic Field Architecture", pode ser a mais nova revolução dos transportes, com a aplicação em carros e trens. Setores como o da construção civil também poderão ser beneficiada, onde os engenheiros argumentam que o uso desta tecnologia em prédios, poderia evitar que os mesmos fosse m destruídos em um terremoto; algo que parece ser bastante improvável no momento, mas nunca se sabe no futuro.

Assista ao vídeo da apresentação: