Google apresenta o Security Key

Google lança uma nova maneira de proteção em seus serviços, o mesmo necessitará o uso de uma chave de proteção, ou seja, uma espécie de pen-drive com o protocolo U2F.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Nos tempos de hoje ter apenas uma senha para proteger suas contas em diferentes serviços parece não ser mais o suficiente para se proteger de ataques cibernéticos, precisando assim, um novo recurso para a proteção das mesmas.

Com toda essa preocupação, o Google lançou esta semana, o “Security Key”, uma espécie de “segunda senha”, exigindo de seus usuários uma chave física para desbloquear o acesso. Na verdade é uma espécie de pen-drive compatível com o protocolo U2F (Universal 2nd Factor), que consiste no uso de uma senha e um complemento para ter acesso a uma conta.

O novo padrão que foi estabelecido pelo FIDO Alliance, precisa ser instalado no computador, uma vez instalado, o usuário precisará informar a sua senha normalmente e na sequencia, conectar o pen-drive no computador quando esse for solicitado.

Google apresenta o Security Key
Security Key - FIDO

Segundo o próprio Google, a nova chave de segurança só funcionará após a verificação de autenticidade do site, reduzindo assim a possibilidade do usuário ser atacado por um golpe de phishing.

Vale ressaltar, que até o momento o Security Key só está funcionando em contas de serviços da empresa, como o Drive e o Gmail, mas em breve poderá ser usado por outros sites, que adotarão o padrão U2F para a proteção de logins de seus usuários. Ainda de acordo com a empresa do maior site de buscas do mundo, o mesmo vale para navegadores de outras empresas, uma vez que o Chrome até o momento é o único que suporta esta tecnologia.

Google apresenta o Security Key
Google - Security Key

Os pen-drives compatíveis com o protocolo U2F são difíceis de serem encontrados no Brasil, uma vez que os mesmos são comercializados pela Amazon, o que dificulta o uso da nova tecnologia de segurança por aqui.

Mais sobre: Google, segurança, senhas
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.