Ainda nesta semana, a Apple deve disponibilizar o seu sistema de pagamento para iPhone 6 e iPhone 6 Plus, o chamado Apple Pay. Documentos obtidos pelo site especializado na companhia na Maçã, 9to5Mac, dão conta que os funcionários das lojas físicas na Apple nos Estados Unidos irão receber treinamento nesta semana para aprender a lidar como novo serviço.

Conforme ainda o documento, o sistema de pagamento da Apple, baseado na tecnologia Near-Field Communications (NFC), já está sendo testado no café da Mac, na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. Através da funcionalidade, os usuários do novo iPhone podem apenas encostar o aparelho no terminal e aprovar o pagamento através do leitor biométrico.

No próximo dia 16 também está previsto o lançamento dos novos modelos de iMac e iPad. Sendo assim, na mesma oportunidade o sistema de pagamento da Apple, que substitui o uso de cartão de crédito, deverá ser apresentado.

O site 9to5Mac também destacou que em outro documento há a revelação de locais que devem adotar o sistema de pagamentos, como é o caso de drogarias Walgreens, a rede de restaurantes McDonalds e as lojas Macy’s e Staples. Tais estabelecimentos devem iniciar o uso do Apple Pay a partir do dia 18 de outubro.

De acordo com informações obtidas pelo site, o Apple Pay pode ser configurado via Passbook, um aplicativo do iOS 8. Também é possível obter o recurso através de uma aba chamada "Passbook & Apple Pay", que foi adicionada ao menu "Ajustes", onde será possível fazer a configuração.

Outra informação importante sobre o recurso é que os cartões de créditos podem ser adicionados ao Passbook usando apenas uma conta da iTunes Store ou então utilizando a câmera do iPhone para digitalizar as informações necessárias. Através do Passbook é possível armazenar até 8 cartões de crédito/débito, de acordo com o material de treinamento fornecido pela Apple.

O uso do Apple Pay, aqui no Brasil, não tem data para chegar, sendo que deverá demorar um pouquinho, já que exige além da chegada dos novos iPhones, também questões burocráticas.