A Hewlett-Packard anunciou que irá se dividir em duas companhias listadas, ou seja, um segmento ficará responsável pelos computadores e impressoras e outro pelo setor de hardware e serviços corporativos.

Conforme a HP, os acionistas irão controlar uma fatia de ambos os negócios através de uma transação isenta de qualquer imposto. Cada um dos setores irá representar a metade da receita e do lucro total da HP.

Tal mudança irá gerar uma grande reformulação em uma companhia que abriga 300 mil funcionários e que deve registrar neste ano fiscal, que irá encerrar em outubro,  112 bilhões de dólares em receita.

A unidade de impressão e de computadores pessoais será liderada por Dion Weisler, e será conhecida como HP Inc. Já a atual presidente-executiva da HP, Meg Whitman, vai comandar a nova Hewlett-Packard Enterprise, que vai abrigar as operações de hardware e serviços corporativos. Além disso, ela irá ser a presidente do Conselho da HP Inc. A separação está programada para acontecer ao longo do ano fiscal de 2015 e ser completada no seu encerramento, em 31 de outubro do próximo ano.

A HP foi fundada por Bill Hewlett e Dave Packard em 1939 dentro de uma garagem em Palo Alto, na Califórnia. A companhia foi uma das responsáveis pela revolução dos computadores no Vale do Silício.

Porém, atualmente, a companhia vem perdendo espaço para as tecnologias mais atuais, como a computação móvel. A HP é a mais nova empresa a anunciar a separação de operações. Tudo isso em uma tentativa de se tornar mais ágil e assim capitalizar negócios em um crescimento mais rápido.

"Vamos dar a cada empresa independência, foco, recursos financeiros e flexibilidade que elas precisam para se adaptar rapidamente à dinâmica do mercado e dos consumidores e continuar a gerar valor para os acionistas", diz Meg Whitman. CEO e presidente da HP.