O Google poderá contar também com seu próprio aplicativo de mensagens instantâneas. Vale notar que o Google já tentou comprar o WhatsApp por US$ 10 bilhões, porém, sem sucesso. O aplicativo acabou sendo vendido ao Facebook por US$ 19 bilhões.

Inicialmente, a gigante das buscas poderá testar o seu aplicativo em mercados emergentes, como na Índia. No mês passado, o gerente de produto do Google, Nikhyl Singhal, foi para a Índia, a mando do Google, para reconhecer o ecossistema de aplicativos de mensagens no país.

A Índia, atualmente, é considerada uma dos maiores mercados de aplicativos de mensagens instantâneas. Dos mais de 600 milhões de usuários do WhatsApp, por exemplo, 65 milhões estão na Índia. O Line conta com 18 milhões de usuários no país e o Viver com 30 milhões.

Além disso, a expansão das conexões móveis é outro atrativo da Índia. Em 2014, o país deverá alcançar a marca de 815 milhões de conexões móveis.

O app do Google estaria apenas na fase inicial de desenvolvimento, e deverá ser lançado somente em 2015, informou algumas fontes que estão a par dos planos do Google.

Singhal é diretor de produto para Hangouts, Google+ e também para outras ferramentas da companhia. Ele também estaria visitando outros países asiáticos para estudar o ambiente de aplicativos de mensagens.

Ao que tudo indica, o mensageiro será gratuito e não forçará os seus usuários a ter contas em outros produtos do Google. Sendo assim, um concorrente para o consagrado WhatsApp.

O Google, para alguns especialistas, está atrasado para o lançamento de aplicativos de mensagens. Segundo Benedict Evans, sócio da Andreessen Horowitz, o "Google perdeu bastante campo no ramo social em aparelhos móveis. Esse mesmo motivo levou o Facebook a adquirir o WhatsApp e o Instagram".