Porém, para criar um aplicativo independentemente do sistema operacional, muitas vezes é preciso que a pessoa tenha um mínimo conhecimentos em programação, seja ela Java, HTML5, Objective C, C# ou qualquer outro tipo de linguagem utilizada para criação de softwares inteligentes.

Existem alguns métodos eficazes que ajudam o usuário a criar aplicativos para o Android, iOS, até mesmo para o Windows Phone, e o melhor, não é preciso que você tenha muitos conhecimentos técnicos. Pra lhe ajudar com este quesito, selecionamos as melhores ferramentas disponíveis no mercado para que você possa desenvolver seu próprio app de forma fácil, simples e prática.

Fábrica de aplicativos

Para começar, escolhemos uma ferramenta que talvez seja o melhor e mais conhecido serviço disponível no Brasil. A Fábrica de aplicativos é uma ferramenta online que permite a criação de apps do jeito que preferir, mesmo que não tenha sequer nenhum conhecimento em programação, ainda você poderá utilizar todos os seus projetos em vários aparelhos portáteis e compartilhá-los com seus amigos.

O site é bem intuitivo e você não terá muita dificuldade para manusear os recursos disponíveis, pois o serviço foi desenvolvido especialmente com o intuito de oferecer aos usuários uma interface simples, agradável e detalhada. O uso da plataforma é gratuita, porém um banner publicitário é inserido no seu app.

AppMachine

Se você sempre quis ter o seu próprio aplicativo, mas não sabe como programar, o AppMachine pode ser a solução do seu problema. A plataforma faz com que o processo de construção de apps fique muito mais fácil, permitindo aos usuários importar conteúdos de fontes existentes, tais como Twitter, Facebook, Flickr ou Feeds RSS para a construção de uma aplicação móvel nativa bonito e personalizável.

A plataforma é ideal para usuários que desejam expandir sua presença no mundo virtual, incluindo bandas, artistas, escritores ou até mesmo blogueiros. O mais interessante é que a versão final do aplicativo é nativa, ou seja, o aplicativo é escrito na linguagem de programação destinada para cada plataforma, com isso você terá um software mais rápido e fluido. Vale a pena conferir essa ferramenta.

Appsbar

Appsbar é um construtor de aplicativo gratuito que possui uma acessibilidade e simplicidade na criação dos softwares. O produto inteiro é gratuito, sem taxas escondidas, e os desenvolvedores afirmam que você pode construir um aplicativo simples em apenas 20 minutos.

Além disso, a ferramenta possui diversas funções para que você possa desenvolver sua aplicação com as configurações que quiser, sem ter dificuldade. Ao finalizar o projeto, o serviço oferece a opção de publicar todo o conteúdo direto na App Store, Google Play e Windows Store, tudo de forma simples e divertida.

AppsBuilder

Desenvolvido por Italianos, a AppsBuilder é mais um serviço de criação de aplicações impressionante. Segundo a empresa, a ferramenta já conta com 1 milhão de assinantes espalhados por todo o mundo. Outra função bem bacana que a AppsBuilder disponibiliza para os usuários é a possibilidade de converter seu blog feito com Wordpress em aplicativos de alta qualidade para serem instalados em smartphones e tablets.

GoodBarber

Para finalizar nossa seleção, escolhemos um serviço totalmente em português voltado para quem não quer se preocupar em escrever milhares de linhas de códigos, mas deseja desenvolver aplicativos multiplataforma. A um bom tempo no mercado de desenvolvimento de apps, a GoodBarber é uma das poucas plataformas que utilizam métodos simplificados e de fácil entendimento, para que assim você possa criar softwares profissionais.

Além disso, a ferramenta possui mais de 50 designs totalmente personalizáveis, notificações push, 37 conectores e diversas outras opções. A plataforma não é gratuita, porém antes de contratar qualquer plano, você poderá testar todas as ferramentas sem pagar nada durante 30 dias. Durante todo esse período de testes, você estará livre para desenvolver quantas aplicações desejar e por fim publicá-las nas principais lojas de aplicativos.   

Essas foram algumas ferramentas disponíveis para a criação de aplicações e com certeza uma desses serviços serviram para você criar seus próprios apps. E não se esqueça de nos dizer do que achou da nossa seleção e se por ventura você conhecer algum outro método que não foi citado por nós, conte-nos aqui nos comentários.