Não é de hoje que o assunto privacidade ronda o Facebook. A mais recente polêmica está relacionada a criação de uma conta na rede social, que precisa seguir alguns critérios, dentre eles, usar o nome civil. As drag queens, por exemplo, não podem usar os seus nomes artísticos em um perfil do Facebook.

Sob cancelamento da conta, a rede social de Mark Zuckerberg exige que o usuário adote o nome real, no entanto, nem todas as pessoas estão dispostas a usá-lo. Uma drag queen, chamada Sister Roma, de São Francisco, por exemplo, desabafou em uma rede social sobre a política: "Ela é injusta, dolorosa, discriminatória e uma invasão de privacidade", disse.

O Facebook, ao que indica, não atende todos os grupos da sociedade, já que impõe uma regra que talvez não siga o ideal de todos os utilizadores do serviço. Michael Willians, a drag queen citada acima é um caso entre vários.

Para o Facebook, usar nomes reais ajuda a manter a rede social "segura". Conforme a rede, o usuário possui a alternativa de usar um apelido ou mesmo criar páginas de fãs específicas para identidades alternativas, porém, o cadastro primário precisa usar um nome real.

Conforme alegação das drag queens, elas não podem ser enquadradas em páginas de fãs ou marcas, já que não se consideram empresas que vendem os seus produtos.  "Nós queremos encorajar amigos a virem para nossos eventos e performances, promover caridades e interagir com outras pessoas como qualquer usuário do Facebook", explica Olivia LaGarce.

LaGarce, inclusive, criou uma  petição online para solicitar ao Facebook uma alteração na sua política de nomes, fazendo com que a rede social considere o uso de nomes artísticos e que os perfis possam usar o nome de desejo.

Os Estados Unidos não são o único país a sofrer com a política de nome, aqui no Brasil, vários usuários tiveram problemas com os seus perfis. Os nomes, embora verdadeiros, acabaram sendo bloqueados pelo Facebook.

Conforme a política de nomes da rede social, não é permitido o uso de nomes que utilizam símbolos, repetições de caracteres, números, apelidos ou mesmo palavras ofensivas. Tais nomes, quando reconhecidos pelo sistema, são desativados do Facebook.