Cinco empresas, juntamente com o Google, estão trabalhando na construção de uma rede de cabos submarinos no Oceano Pacífico, que tem como objetivo principal aumentar a velocidade da Internet.

Nomeado de Faster, a rede irá levar Internet de alta velocidade entre Estados Unidos e Japão. O consórcio, além do Google, inclui as empresas China Mobile International, China Telecom Global, Global Transit, KDDI e SingTel.

Conforme a empresa NEC, responsável pela instalação do cabeamento, a parceria será benéfica para todos os usuários de Internet do mundo.

O Faster não é o único cabo submarino existente no mundo, porém, será um dos com maior rota construída. A rede pretende atender à intensa demanda de tráfego de banda larga, aplicações e troca de dados dentro da rota transpacífica.

O Faster terá capacidade inicial de tráfego de até 60 terabit por segundo e irá conectar as cidades de Los Angeles, Portland, São Francisco, Oregon e Seattle — todas nos Estados Unidos — às cidades de Chikura e Shima no Japão. 

A instalação de redes de cabos deverá ficar pronta para uso no segundo trimestre de 2016.