De acordo com Amy Singer, gerente de parcerias estratégicas do YouTube, os brasileiros são os maiores consumidores de vídeo no portal. A revelação foi feita durante o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Na ocasião, Singer não especificou os números de acesso da população brasileira, mas revelou que o YouTube faz uploads de 100 horas de vídeo por minuto. Os canais informativos têm contribuído bastante para o crescimento.

A empresa americana Vice Media, que criou o canal Vice News, é um exemplo disso. "Este novo canal está crescendo mais rapidamente, porque abarca um conceito de 'não barreiras', novos formatos e nova maneira de interagir com as pessoas", classificou Singer.

Representantes da Vice Media, que está formando uma equipe no Brasil, comentaram sobre a força das plataformas digitais como ferramentas para criação de novas narrativas para as notícias e também histórias que podem ter interação com o público online.

"Acabou-se o foco em longos documentários, mas também não vamos competir com o imediatismo e fazer notícias em vídeos curtos. Nosso conteúdo é global e as pessoas nos ajudam a fazê-lo", contou o editor chefe da Vice, Jason Mojica, durante sua palestra.