Foi lançada nesta semana a mais nova versão da ferramenta de compressão JPEG da Mozilla, a mozjpeg 2.0, ferramenta essa que possibilita a diminuição do tamanho dos arquivos de imagem em até 5%; vale lembrar que grande parte das imagens usadas na internet, são no formato JPEG.

O mozjpeg é capaz ainda de modificar a imagem, mantendo a compatibilidade com decodificadores JPEG existentes, sendo possível assim, beneficiar qualquer navegador sem ter que adotar outros formatos de imagem. De acordo com a gerente de Engenharia de Software do Facebook, Stacy Kerkela, a maior rede social do mundo já está testando a nova ferramenta em sua plataforma.

O Facebook é uma das empresas que colabora com a Mozilla para o desenvolvimento desta tecnologia, tanto que a rede social em questão doou US$ 60 mil para a fundação Mozilla como forma de contribuição para o desenvolvimento desta e da próxima versão da ferramenta.

Stacy Kerkela ainda destacou o esforço da Mozilla na construção de um codificador JPEG, onde declarou o seguinte: "O Facebook apoia o trabalho que a Mozilla vem empregando na construção de um codificador JPEG capaz de criar arquivos menores de JPEGs, isso tudo sem comprometer a qualidade visual das imagens. Estamos esperando para ver os benefícios que o mozjpeg 2.0 poderá trazer para a otimização de imagens".