De acordo com a matéria publicada pela Reuters, os árabes estão planejando enviar sua primeira sonda espacial não tripulada a marte. Com esse planejamento, os Emirados Árabes Unidos - EAU seriam mais um país a entrar na corrida da exploração espacial.

Conforme a reportagem, a primeira missão dos árabes ao planeta vermelho deverá ocorrer até 2021. A ideia inicial é a de desenvolver uma indústria de tecnologia espacial no país, com a criação da Agência Espacial dos Emirados.

Em comunicado, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Khalifa bin Zayed al-Nahayan, declara que, "A Sonda dos Emirados para Marte irá representar a entrada do mundo islâmico na era da exploração espacial, onde seremos capazes de entregar novas contribuições científicas à humanidade".

Os Emirados Árabes Unidos que tem como principal área de economia a exploração do petróleo e o setor de alta tecnologia, possui hoje, cerca de mais de oito milhões de pessoas, sendo que a grande maioria é de estrangeiros que lá residem e trabalham.

Mesmo não possuindo uma base científica e industrial, como os demais países que exploram o espaço, o EAU está empenhado em diversificar sua economia para além do petróleo. A expectativa de viagem para a sonda espacial árabe é de nove meses e que a mesma per cora um total de 60 milhões de quilômetros, tornando os árabes mais um país a explorar o planeta vermelho.