Um dos fundadores do Google, Larry Page, disse que o futuro poderá trazer benefícios aos trabalhadores, e assim, uma jornada de trabalho menor. "Essa ideia de que todos precisam trabalhar freneticamente para suprir as necessidades das pessoas simplesmente não existe", disse o executivo. A revelação foi feita durante uma entrevista num evento privado de uma empresa de capital de risco.

Conforme Page, mesmo que as técnicas de produção evoluíram e agilizaram o atendimento às necessidades básicas, como comida, saúde e segurança, a indústria não leva em consideração o novo cenário e ainda cria novas funções para os empregados, mantendo a mesma carga horária de oito horas, sem qualquer redução.

O executivo do Google defende a contratação de dois funcionários por meio período, ao invés de tempo integral. A medida, segundo Page, diminuiria a carga de trabalho e também ajudaria combater o desemprego.

Outro assunto discutido durante o encontro foi sobre os carros inteligentes. Sergey Brin, também cofundador da empresa, disse que com a popularização de carros que dirigem sozinhos a tendência é que menos pessoas precisem ter seus próprios automóveis no futuro.

"Eu espero que isso possa realmente transformar o transporte ao redor do mundo e reduzir a necessidades de cada pessoa ter seu próprio carro, os estacionamentos, o congestionamento e por aí adiante", afirmou.