O Google está prestes a enviar para a Estação Espacial Internacional, smartphones com tecnologia de sensores 3D de última geração; projeto esse denominado de Tango. De acordo com a reportagem da Agência de Notícias Reuters, os aparelhos da maior empresa de buscas da internet servirão de cérebro e olhos de robôs flutuantes na estação espacial.

Para a NASA, os aparelhos do Google vão ajudar a aumentar a capacidade de seus satélites Spheres e eventualmente poderão assumir tarefas diárias antes administradas pelos astronautas ou até mesmo lidar com tarefas mais complicadas fora da estação espacial. Os aparelhos do Google deverão ser enviados a orbita no próximo dia 11 de julho, quando a NASA enviará à Estação Espacial Internacional uma nave de carga.


Nasa

Em entrevista á Reuters, o gerente do projeto Smart Spheres, Chris Provencher, declarou que: "Queríamos acrescentar câmeras, comunicação e ainda aumentar a capacidade de processamento, entre outros sensores. Muito foi pensado, até nos darmos conta de que a resposta estava em nossas mãos; foi ai que decidimos usar smartphones".

Após muitos estudos com vários aparelhos, a NASA recentemente se voltou para os smartphones experimentais criados pelo Google, que possuem sensibilidade espacial. Os smartphones do Projeto Tango possuem câmera com rastreamento de movimento e sensor de profundidade infravermelho idêntico ao Kinect do Xbox, da Microsoft. Esses sensores irão detectar ângulos agudos dentro da estação espacial e assim criar um mapa 3D, que permitirá que os Spheres naveguem de um módulo para o outro.

O Google já vê essa tecnologia empregada no Projeto Tango, como uma tecnologia que futuramente poderá ser usada popularmente, onde a mesma irá ajudar varejistas a criar representações 3D detalhadas de suas lojas, permitindo ainda que usuários de games possam transformar suas casas em um verdadeiro campo de batalha virtual.

Para conhecer mais do Projeto Tango, veja este link.