Projeto Tango: smartphone capaz de mapear o mundo em 3D

O Google revelou no começo do ano mais uma novidade que pretende mudar a maneira como os usuários enxergam o mundo tecnológico, que recebeu o nome de "Projeto Tango", um smartphone que tem como objetivo criar um sistema capaz de calcular as dimensões e mapear o mundo em 3D.

Por | @thiago_rochak Smartphones

A empresa contou com uma parte da Motorola que não foi vendida para a Lenovo a ATAP (Advanced Technology and Project), e segundo o Google levou anos de pesquisa e desenvolvimento em robótica e computação, com universidades de cerca de nove países.

Quem está no comando do projeto é um antigo pesquisador da Microsoft que também trabalhou por trás da criação do Kinect para o XBOX, o Johnny Lee. 

Bom, agora que você já sabe um pouco sobre o Projeto Tango, vamos ao que interessa. Antes de começar, vale apena dar uma olhada no vídeo disponibilizado pelo Google.

O que é o “Projeto Tango”?

Consiste basicamente em um smartphone equipado com vários sensores, hardware e software customizados, que fazem mais de 250.000 medições em 3D a cada segundo para entender, construir e atualizar as imagens em tempo real e depois transformam em informações e criam mapas em 3D (Terceira Dimensão).

O aparelho roda Android, possui tela de 5 polegadas, processador Snapdragon 800, chipset único para processamentos visuais, 2Gb de memória RAM, além disso, conta com duas câmeras, uma de 4 megapixels e outra que rastreia os movimentos. O dispositivo também vem equipado com o Unity Game Engine e pode reconhecer aplicativos feitos para a plataforma escritos em C/C++ e Java.

De acordo o site TechCrunch, foram precisos nada mais que 50 milhões, isso porque a empresa responsável pelo chipset Myriad 1 (chipset utilizado no Projeto Tango) a Movidius escolheu desenvolver sua própria arquitetura e não utilizar as que existem no mercado.

Qual o objetivo do Projeto e para que serve?

Segundo o Google, o objetivo do Tango é criar um mundo digital que se assemelhe ao mundo real e dar uma compreensão aos dispositivos moveis em escala humana do espaço e do movimento, ou seja, serve para fazer o mapeamento rápido do imóvel antes de ir comprar móveis, se as direções para um lugar não te levar ao endereço exato, e entre muitas outras funcionalidades. 

O smartphone também poderá ser utilizado por deficientes visuais para navegar sem assistência de uma pessoa e também em locais fechado e desconhecidos.

Como posso adquirí-lo?

Como disse, o aparelho ainda está em fase de desenvolvimento e pode demorar a ser comercializado, mas caso você seja um desenvolvedor o Google disponibilizou 200 unidades desde 14 de março. Se por ventura esteja interessado em conseguir essa nova inovação, precisará preencher um formulário que está disponível no site do Projeto Tango.

Mais sobre: Google Projeto Tango
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo