A empresa contou com uma parte da Motorola que não foi vendida para a Lenovo a ATAP (Advanced Technology and Project), e segundo o Google levou anos de pesquisa e desenvolvimento em robótica e computação, com universidades de cerca de nove países.

Quem está no comando do projeto é um antigo pesquisador da Microsoft que também trabalhou por trás da criação do Kinect para o XBOX, o Johnny Lee. 

Bom, agora que você já sabe um pouco sobre o Projeto Tango, vamos ao que interessa. Antes de começar, vale apena dar uma olhada no vídeo disponibilizado pelo Google.

O que é o "Projeto Tango"?

Consiste basicamente em um smartphone equipado com vários sensores, hardware e software customizados, que fazem mais de 250.000 medições em 3D a cada segundo para entender, construir e atualizar as imagens em tempo real e depois transformam em informações e criam mapas em 3D (Terceira Dimensão).

O aparelho roda Android, possui tela de 5 polegadas, processador Snapdragon 800, chipset único para processamentos visuais, 2Gb de memória RAM, além disso, conta com duas câmeras, uma de 4 megapixels e outra que rastreia os movimentos. O dispositivo também vem equipado com o Unity Game Engine e pode reconhecer aplicativos feitos para a plataforma escritos em C/C++ e Java.

De acordo o site TechCrunch, foram precisos nada mais que 50 milhões, isso porque a empresa responsável pelo chipset Myriad 1 (chipset utilizado no Projeto Tango) a Movidius escolheu desenvolver sua própria arquitetura e não utilizar as que existem no mercado.

Qual o objetivo do Projeto e para que serve?

Segundo o Google, o objetivo do Tango é criar um mundo digital que se assemelhe ao mundo real e dar uma compreensão aos dispositivos moveis em escala humana do espaço e do movimento, ou seja, serve para fazer o mapeamento rápido do imóvel antes de ir comprar móveis, se as direções para um lugar não te levar ao endereço exato, e entre muitas outras funcionalidades. 

O smartphone também poderá ser utilizado por deficientes visuais para navegar sem assistência de uma pessoa e também em locais fechado e desconhecidos.

Como posso adquirí-lo?

Como disse, o aparelho ainda está em fase de desenvolvimento e pode demorar a ser comercializado, mas caso você seja um desenvolvedor o Google disponibilizou 200 unidades desde 14 de março. Se por ventura esteja interessado em conseguir essa nova inovação, precisará preencher um formulário que está disponível no site do Projeto Tango.