Há muito tempo o meio tecnológico tenta encontrar formas de controlar máquinas através da mente. O que não passava apenas de tema de estudo, poderá se tornar comum em pouco tempo.

Uma nova tecnologia, divulgada recentemente, promete auxiliar pessoas que sofrem de paralisia a usar computadores através da mente. O método, chamado de Brainwriter (Escritor de cérebro, em tradução livre), combina a leitura de ondas cerebrais e movimentos oculares.

A ideia de construir o sistema surgiu depois que os desenvolvedores da empresa decidiram ajudar um amigo que sofre de esclerose amiotrófica, uma doença degenerativa que causa a perda dos movimentos.

Criado pela pequena startup Not Impossible, o equipamento funciona com um eletroencefalograma (EEG) combinado a uma série de sensores e placas construídas em uma faixa para cabeça.

Para funcionar, o usuário precisa colocar a faixa na cabeça que será usada para captar ondas geradas pelo cérebro. As câmeras instaladas servem para a leitura de movimentos oculares. 

Os pesquisadores disseram que a tecnologia possui código aberto e usa peças fáceis de serem encontradas. Assim, qualquer pessoa poderá fabricar o seu próprio sistema pelo valor médio de US$ 200.