No início da semana, a fundação Mozilla divulgou através do seu site oficial que pretende comercializar smartphones equipados com o seu sistema operacional Firefox OS por apenas US$ 25, cerca de R$ 55. A intenção é disponibilizar o aparelho inicialmente em países em desenvolvimento, como a Índia. Vale notar que o aparelho poderá também desembarcar no Brasil.

A companhia espera que com o seu novo aparelho, o seu sistema operacional também ganhe mais adeptos. Em um segundo momento, o smartphone estará disponível em países desenvolvidos.

A ZTE e a Alcatel, empresas parceiras da Mozilla, já se comprometeram de aumentar a produção de modelos de smartphones equipados com o Firefox OS.

A Alcatel já está produzindo três smartphones: Fire C é o modelo mais simples e modesto. O Fire E possui uma tela maior e um hardware que é capaz de rodar aplicativos mais robustos. O Fire S possui um hardware melhor e mais capacitado que o do Fire E, equipado com câmera.

"A Mozilla é dedicada a colocar o poder da web na mão do povo, libertando os consumidores do Firefox OS, desenvolvedores, provedores mobile e fabricantes das restrições de plataformas prioritárias", disse Dr. Li Gong, chefe de operações da companhia, através de comunicado.