O Facebook está incluindo informações pessoais baseadas nas atividades que aconteceram fora da rede social, e assim, expandindo os perfis internos dos usuários.

Por muito tempo a rede social de Mark Zuckerberg manteve os perfis internos de seus usuários baseados nos comentários feitos nas mensagens curtidas dentro do Facebook. Agora, a empresa irá detalhar os perfis com informações baseadas em sites externos e também aplicativos móveis usados pelos usuários.

A revelação foi feita através de um anúncio no blog da companhia nesta quinta-feira (12). Os perfis avançados permitirão que os anunciantes ofereçam anúncios mais relevantes. Assim, se o usuário faz uma pesquisa em um site externo, ou mesmo em um aplicativo móvel sobre um determinado produto, o Facebook irá exibir a publicidade na página da rede social.

Atualmente o Facebook já conta com muitas informações através de ferramentas que medem o desempenho de seus anúncios, como através de plug-ins que fazem integração com recursos do Facebook em sites externos, porém, esta é a primeira vez que o Facebook incorpora os dados nos perfis de usuários com foco em publicidade.

A privacidade, ou melhor, a falta dela, é um dos temas mais preocupantes disso tudo, no entanto, o Facebook informou também que dará a oportunidade dos próprios usuários editarem os perfis de publicidade interna. Além disso, a rede social irá fornecer um link para um site, que fará com que os usuários não tenham as suas atividades monitoradas, bem como o controle dentro de aplicativos para que não haja o rastreamento.