Há um ano Edward Snowden revelou ao mundo os programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) adotados para espionar grandes empresas de tecnologia. Agora, as companhias que foram afetadas estão unindo forças contra a intrusão do governo. Veja trechos da entrevista de Snowden a Rede Globo.

Google, Microsoft e outras empresas marcaram alguns avanços de segurança como prioridade, adotando mecanismos para tornar a espionagem pela Internet mais difícil.

"É claro que é importante para as empresas fazer coisas sob nosso controle, e o que temos sob nosso controle são as nossas próprias práticas de tecnologia", disse à Reuters o advogado geral da Microsoft, Brad Smith. "Eu não sei se alguém acredita que será suficiente para acalmar as preocupações de todos. Há uma necessidade de uma reforma das práticas de governo, mas vão demorar mais tempo."

A campanha, intitulada de "Reset the net", irá contemplar um público médio. Na última quarta-feira o Google revelou o lançamento de uma versão teste de um programa que permite aos usuários do Gmail manterem o seu serviço de email criptografado.

O tráfego interno de dados, após as revelações de Snowden, também passaram a ser criptografados pelo Google, Microsoft e Facebook.

"Qualquer tentativa de realizar a vigilância em massa vai ter um trabalho muito mais difícil hoje do que eles teriam até seis meses atrás ", disse Nate Cardozo, um advogado do grupo de liberdades civis Electronic Frontier Foundation.

Fonte: Reuters