A Samsung Electronics deverá lançar o seu primeiro smartphone equipado com o sistema operacional Tizen. O lançamento deverá acontecer no terceiro trimestre do ano e com isso, a empresa espera acabar com a sua atual dependência com o Android, do Google.

Nesta segunda-feira (2), a empresa revelou que o Samsung Z, será revelado na Tizen Developer Confere, em San Francisco, na terça-feira. O aparelho virá com tela de 4,8 polegadas de alta definição e ainda com recursos de leitura digital. O smartphone será lançado inicialmente na Rússia, entre julho e setembro e em seguida em outros mercados.

A Samsung não revelou oficialmente o início das vendas do aparelho, porém, em abril, um executivo disse que a companhia estava trabalhando ao menos em dois modelos usando o Tizen e que eles seriam lançados "em alguns países onde podemos ter um bom desempenho".

Os relógios inteligentes da Samsung já usam o sistema operacional Tizen e esta será uma tentativa de desenvolver o seu próprio sistema. Atualmente, grande parte dos aparelhos da empresam usam o sistema do Google, o Android.

"Há muito espaço e oportunidade para um forte terceiro fornecedor de plataforma. Se você conseguir 10 por cento de um mercado de 2 bilhões de unidades em smartphones (até 2018), isso será uma oportunidade", disse Rachel Lashford, analista da Canalys em Cingapura.

No entanto, muitos especialistas ainda possuem dúvidas sobre o Tizen, especialmente sobre o nível de comprometimento da Samsung sobre a plataforma.

Fonte: Reuters