A Samsung, em uma aposta ousada, vem investindo e anunciando a meses novas alternativas para o restrito mundo dos sistemas operacionais mobile. A principal delas é o Tizen. A intenção da empresa sul-coreana é criar definitivamente uma nova alternativa para os usuários e concorrer fortemente com o Android. Depois de diversas promessas frustradas a Samsung enfim apresentou no último dia 11 de novembro a câmera inteligente NX300M enfim com o sistema Tizen. Os Celulares foram anunciados para serem lançados com o Tizen a partir de Abril de 2014.

Em recentes entrevistas, o secretário-chefe da Samsung, Wonsuk Lee, sugeriu uma parceria com o Firefox para desenvolver um sistema operacional único Tizen - Firefox. Os relatórios dizem que o Firefox OS seria executado em modelos de smartphone de nível de entrada e Tizen seria executado em ambos os dispositivos de baixa e de alta qualidade. Segundo rumores, o S5 pode ser o primeiro smartphone da gigante sul-coreana a possuir um chassi de metal. Segundo garante um site japonês, o Galaxy S5 seria feito com um chassi de alumínio unibody de metal e seria fabricado por uma empresa sediada em Taiwan, chamada Catche, que ficaria responsável por produzir entre 10 e 30 milhões de Galaxy S5 de metal unibody.


Tizen versão 2.0 já existente.

Alguns relatórios anteriores sugeriram que a Samsung planeja lançar duas versões variantes do Galaxy S5. Uma ostentando um chassi de metal e um OLED flexível, e outra que viria com o corpo de plástico (de costume), como encontrado em outros smartphones Galaxy. Especulações garantem um suposto Galaxy S5 com um chipset Exynos de 64 bits ou um chipset Snapdragon, 3GB de RAM, uma câmera de 16 megapixels, uma bateria de 4000mAh e Android 4.4 KitKat com TouchWiz UI.

O Samsung Galaxy S5 será "rodado" por um processador de 64 bits, e como a Samsung confirmou recentemente, irá lançar um 14nm 64 bits Exynos seis chips de CPU em 2014. A quinta geração da família Galaxy S poderá apresentar um novo software que permite que os usuários realizem chamadas de vídeo com várias pessoas ao mesmo tempo, de acordo com Sam Mobile. O S5 apresentará uma câmera de 16MP maximizado com tecnologia Isocell da Samsung e também  há enormes especulações sobre presença de sensor de olho de varredura para o próximo dispositivo. O scanner de olho funcionaria como um recurso de desbloqueio para o sucessor Galaxy S4.


Suposto layout 3.0 do Tizen rodando em um Galaxy S4

Segurança

Algumas notícias surgiram nos últimos meses sobre falhas de segurança no sistema Linux que é o criador do sistema operacional Tizen. Uma praga descoberta recentemente, segundo a página nacional de antivirus Psafe, é o worm Linux.Darlloz que tem como objetivo atacar qualquer dispositivo conectado à internet, como set-top boxes, roteadores, câmeras de segurança, etc. Esse worm se aproveita de uma vulnerabilidade PHP que existia em 2012 e a partir disso começa a gerar números de IP aleatórios, além de também acessar um caminho no computador utilizando senhas e IDs já conhecidos. Dessa forma pode enviar várias solicitações POST de HTTP que vão manter o computador desprotegido. Apesar de descoberta, a praga nunca atacou nenhum aparelho e é muito fácil de ser controlada apenas com a atualização do sistema Linux, a manutenção de todos dispositivos de internet com senha e o bloqueio de solicitações POST.

Todos estas especulações dão conta que a Samsung está preparando uma série de lançamentos revolucionários, montando um smartphone de primeira linha, resta saber se o Tizen é o que esperávamos.