O Google deverá lançar o seu próprio aparelho que liga a TV na internet, a Android TV. De acordo com o site The Verge, que obteve imagens e documentos que detalham o produto, com o início das vendas da Android TV, a companhia não deverá acabar com o Google Chromecast, gadget para TVs com entrada HDMI, que permite assistir vídeos online de dispositivos móveis e também do computador.

O aparelho deverá ser um concorrente direto com a Apple TV, Roku e também o Fire TV, que foi lançado pela Amazona na última semana.

A Android TV trata-se de uma set-top box. "Android TV é uma interface de entretenimento, não uma plataforma de computador", escreveu o Google, que descreve ainda o novo produto como algo para encontrar e consumir conteúdo com menos "fricção".

Os desenvolvedores da plataforma foram instruídos a entregar aplicações de fácil acesso e ainda que enviem o mínimo possível de notificações aos usuários.

A interface do produto é baseada em cartões, ou seja, cada filme, série, programa, show, app e jogo é exibido em miniatura, e o usuário pode navegar entre eles com um controle remoto. Também haverá controle de jogos e recursos de voz.