Como rastrear um smartphone perdido ou roubado?

Conheça métodos de rastrear seu smartphone perdido, seja ele um Windows Phone, iOS ou Android.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Se você foi para algum uma festa ontem à noite e acabou perdendo seu smartphone, ou pior, se ele foi roubado de você, acalme-se, você ainda pode reencontrar ele. Quem sabe você não o esqueceu no taxi? Ou talvez, ele tenha ficado na casa de seu amigo onde foi à festa? Talvez apenas ligando pra ele você pode reencontrá-lo.

Veja mais dicas para celulares na seção.

Mas se infelizmente você não o encontrou, não entre em pânico. Há alguns aplicativos e serviços que você pode usar para encontrar seu smartphone que foi perdido, esquecido ou roubado. Não á nenhuma garantia que você vá encontrar novamente seu querido smartphone. Mas se você não encontra-lo, não fique pensando na perda das informações que você tinha nele, estes aplicativos podem garantir que ninguém tenha cesso a estas informações.

Windows Phone

Tudo bem, você perdeu seu Windows Phone, não precisa entrar em pânico. Siga os passos a seguir e você poderá encontra-lo novamente.

Ativando o rastreamento

Leia também:

Para ativar o rastreamento do seu smartphone com Windows Phone, é simples. Basta fazer o seguinte (é necessário ter uma conta Windows Live cadastrada no aparelho e ativa no aparelho): vá em Configurações e selecione a opção Localizar meu Telefone; a primeira opção, conectará frequentemente seu smartphone ao serviço de rastreamento, porém gastará um pouca mais de bateria (recomendado), já a segunda salvará periodicamente a localização do seu aparelho, o que lhe dará uma noção de onde ele está. Escolha a opção que mais lhe agrade.

Rastreando

Após ter ativado o rastreamento no seu smartphone, chegou a hora de tentar rastreá-lo.

1º - Acesse o site do Windows Phone e entre com a conta que também está cadastrada no smartphone;

2º - No menu no canto esquerdo, escolha a opção Localizar meu Telefone;

3º - Em seguida, um mapa se abrirá apontando onde, aproximadamente, seu smartphone com WP está. Logo no canto esquerdo da tela, você verá algumas opções como Tocar (faz o WP tocar um som bem alto), Bloquear (bloqueia o WP até você desbloqueá-lo) e Apagar (apaga completamente o smartphone).

Como rastrear um smartphone perdido ou roubado?
Mapa exibindo o local onde está o Windows Phone

iOS

Rastreando

Para rastrear seu iPhone, por exemplo, você pode usar o Find My iPhone (Buscar meu iPhone) que está disponível através do iCloud. Quando entrar no app, será requisitado que você faça login novamente, por uma obvia questão de segurança, faça. Depois de feito o login, você será levado para uma tela onde será exibido, por padrão, o mapa de Cupertino, ou até mesmo a localização do iPhone. Escrevemos sobre o assunto, leia: Perdi meu iPhone, o que fazer?

Leia também:

Se você não tiver outro dispositivo iOS para usar o app citado acima, você também pode fazer isso através do site do iCloud. Faça login na sua conta do iCloud e clique aqui para ser levado a página de rastreamento. Nesta página, tanto quanto no app Find My iPhone, você pode colocar seu iPhone em Modo Perdido (onde será solicitado uma senha para destravá-lo e uma mensagem que será exibida), Apagar o iPhone (Deletar todos seus dados) ou Fazer Barulho (Emite um barulho bem alto).

Como rastrear um smartphone perdido ou roubado?
Rastreando um dispositivo iOS pelo iCloud

Android

Para rastrear seu smartphone com Android, leia atenciosamente.

Ativando o rastreamento

Leia também:

A Google lançou há um tempo um aplicativo chamado de Device Manager, que é um aplicativo de gerenciamento de dispositivos Androids. Para usar o serviço de rastreamento do seu aparelho Android, basta instalar este app. Ele está disponível na Play Store, clique aqui para baixa-lo.

Rastreando

Para rastrear seu dispositivo Android pela internet, basta seguir esses 2 pequenos passos. Caso tenha outro dispositivo Android você tem que somente acessar o aplicativo Device Manager, e alternar entre os dispositivos.

1º - Tenha o Device Manager instalado e configurado no seu dispositivo. Após, acesse o site do mesmo e faça login com a conta do Google cadastrada no smartphone;

2º - Quando acessar o site o realizar o login, você será levado para uma página onde já será exibido a localização do dispositivo. Nesta mesma página, você poderá fazer seu smartphone Tocar (emitir um som bem alto), Bloquear (bloquear o aparelho com uma senha) ou Apagar (apaga todos os seus dados do aparelho).

Como rastrear um smartphone perdido ou roubado?
Device Manager, exibindo o local do Android

Obs.: Os serviços de todos os sistemas operacionais acima, só terão um resultado positivo se a opção de rastrear seu smartphone estiver configurada e ligada no mesmo, no iOS essa função já estará ativa. Você pode se prevenir e ativar essa função o quanto antes.

Esse artigo foi últil? Ajudou-lhe de alguma maneira? Compartilhe e não se esqueça de deixar seu comentário.

Mais sobre: smartphone celular segurancadigital
Share Tweet
Comentários
Destaquesver tudo