Veja também: Qual a importância da informática em uma empresa?

Em dias atuais, em que quase todos os brasileiros têm acesso à internet, as chances de um site institucional ser o primeiro contato da sua empresa com um futuro grande cliente, é bem grande. Ter um site institucional não é apenas ter mais um canal publicitário ou um cartão de visitas para seu negócio, ter um bom site institucional é como ter um funcionário que divulga sua empresa 24 horas por dia o ano todo.

Um site institucional nada mais é que um site para dar informações sobre uma empresa, como, por exemplo, a localização, serviços, objetivos, produtos ou serviços concluídos, entre outros. Este não é um site dedicado à venda, mas muitas vezes expõe os produtos da empresa. Sites institucionais, em sua grande maioria, são sites simples e bem claros. Os sites institucionais já são otimizados para que os mecanismos de busca encontrem mais facilmente este site, isso traz grandes resultados. O layout do site também é muito importante.

Layout

O site institucional precisa ser muito bem pensado e estruturado, pois através dele sua empresa pode conseguir muitos clientes. Lembre-se: a primeira impressão é sempre a que fica!

O layout do site deve ser limpo, ou seja, sem muitas imagens inúteis ou animações que retirem o foco principal do site, que são as informações sobre a empresa, produto e/ou serviços prestado. As cores do site, geralmente, seguem o mesmo padrão da empresa. Se o uniforme e a logo da empresa é azul e vermelho, não tem porque o site da ser amarelo e vermelho concorda?

No layout do site institucional, as imagens e os textos devem conter uma harmonia entre si, assim o usuário se sentirá melhor vendo um site harmonioso. Não custa lembrar que o enorme aumento de celulares, smartphones e tablets com acesso à internet nos últimos anos "força" os sites a terem uma versão que se adeque a estes dispositivos, ou até mesmo uma versão exclusiva para eles.

Páginas

Home - A página home, é a pagina inicial do site. Nela pode conter uma convincente e resumida apresentação, fotos e alguns produtos de sua empresa.

Sobre a empresa - Esta pode ser considerada a página mais importante do site. Nela deve conter as principais informações sobre a empresa, alguma coisa como: história, oque ela faz, premiações, trabalhos sociais e homenagens.

Produtos - Nesta página, pode ficar todos ou somente os mais importantes produtos da empresa. Na página, também deve conter prazo de atendimento, parcelamento e como contratar ou comprar.

Contato - Na página de contato, geralmente fica um formulário de contato, junto com o endereço físico e virtual (e-mail), telefone e outros meios de contato, como Skype, por exemplo. Você também pode incluir um chat através do Skype no seu site, veja como. Também é bom colocar um pequeno mapa para que o usuário possa ver e traçar uma rota até sua empresa.

Trabalhe conosco - Esta pode ser uma página muito útil quando você necessitar de um novo funcionário.  Ela não passa de uma página com um formulário de cadastro, onde o interessado poderá cadastrar seu currículo.

A empresa Desenvolve Web, que é a criadora e mantenedora do Oficina da Net, desenvolve sites institucionais exclusivos e sofisticados. Acesse o site e faça um contato com a empresa: www.desenvolveweb.com.br

Importância

O site institucional é a melhor maneira de sua empresa entrar na internet. Através dele e com a ajuda das redes sociais, sua empresa pode se tornar cada vez mais conhecida. Este tipo de site é uma ótima maneira de expor seus produtos e serviços na internet, aumentando seus clientes e consequentemente, seus lucros.

Ter uma página na Internet se tornou indispensável para empresas de todos os tamanhos: grande, médio ou pequeno porte. Esta ferramenta possibilita comunicação junto ao seu cliente sobre os seus produtos e serviços, apresentando seus diferenciais. Mas não basta ter um site ‘bonitinho’ e esperar que chova clientes! Pelo contrário, ter um site na internet é apenas o primeiro passo para a empresa que está ‘engatinhando’ no mundo virtual, é o começo de muito trabalho para que essa ferramenta seja utilizada de forma inteligente, que possa corresponder positivamente ao tempo e dinheiro investidos."

Não há padrões ou regras exatas para ter um site institucional, mas sua importância é maior a cada dia. Não ter uma página na internet é perder negócios! Sua empresa já tem um site institucional? Deixe seu comentário e conte sua experiência.