Você já deve ter acessado sites e encontrado dificuldade, dúvidas ou estava querendo um auxílio para resolver algum problema. Para isto existem as ferramentas de "fale conosco", "chat online", etc. Estas ferramentas ajudam e muito ao cliente por esclarecer "agora" suas dúvidas e também é uma excelente opção para fidelização do cliente ao site ou serviço.

Um software de chat em tempo real próprio, além de caro, exige que o dono do site esteja conectado para receber as perguntas. Porém o Skype oferece este serviço de graça e é muito fácil de fazer.

SkypeWeb

Se você já utiliza o Skype como seu chat padrão para conversar com clientes, colegas, família, etc. A adaptação para este serviço de chat em tempo real não será nada complicado, basta seguir alguns passos. Vamos ver o passo a passo de como colocar o botão de Chat do Skype em sua página.

Vamos entrar na página do Skype developer acessando este link. A página a se abrir será esta:

Os passos a seguir são extremamente simples de realizar. São exatas quatro etapas para realizar este processo:

1 - Coloque no campo o nome Skype que você deseja que receba as mensagens;

2 - Escolha qual é a funcionalidade que o botão terá: a) receber uma ligação via Skype; b) Começar uma conversa através de conversa instantânea de texto.

3 - Escolha a cor desejada para o botão (azul ou branco) e o tamanho da imagem (em pixels).

4 - Copie o código abaixo e cole no código fonte de seu site.

Você vai notar que do lado direito da página, há um pequeno campo onde é possível visualizar o Preview do botão que deverá ser inserido em seu site. Você pode identifica-lo como na imagem abaixo.

Para finalizar, é importante que as opções do skype que vai receber estas mensagens esteja configurado para "Permitir a exibição do meu status na web". Esta opção pode ser encontrada no menu: Opções> Configurações de privacidade.

Agora temos um botão de atendimento em tempo real para auxiliar nossos clientes em qualquer problema e encurtar a distãncia entre emissor e receptor na web, sem sair de casa.

Importante: Para que seu cliente possa enviar uma mensagem instantânea, ele precisa adicionar seu contato junto ao Skype. Esta informação é crucial para o bom funcionamento do sistema de mensagens. A própria janela do programa deixará um lembrete na caixa de mensagem. Tenha um ótimo proveito com esta excelente e grátis ferramenta.