O famoso aplicativo de mensagens WhatsApp chegou a marca de 400 milhões de usuários ativos por mês, disse a empresa responsável pelo serviço na quinta-feira (19). Conforme dados do WhatsApp, 100 milhões de usuários entraram no serviço somente no último mês.

O diretor executivo do WhatsApp, Jan Koum, em entrevista ao Wall Street Journal, disse que o crescimento da companhia está relacionado ao seu "foco em mensagens". Koum disse também, ao ser questionado sobre os aplicativos que ganham dinheiro com propagandas e games, que o WhatsApp "quer ficar fora do caminho" e que o objetivo é apenas fazer "as pessoas terem conversas". 

De acordo com um levantamento da empresa OnDevice, divulgado em novembro, no Brasil o WhatsApp está presente em mais smartphones que o aplicativo do Facebook. No país o WhatsApp está presente em  72% do total de smartphones , o Messenger atinge 49%.

Para o levantamento a empresa entrevistou 3.759 donos de smartphones equipados com o sistema operacional Android e iOS no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Indonésia e China. 

Entre os países citados, o Facebook Messenger aparece em primeiro lugar apenas nos Estados Unidos, onde está presente em 46% dos aparelhos. O WhatsApp aparece em 35% e o Twitter, em 24%.