Na terça-feira (17), a Agência Espacial Americana, Nasa, anunciou que adiou a missão de envio de carga à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e ainda marcou três caminhadas espaciais para um reparo no sistema de resfriamento danificado no laboratório orbital.

O adiamento deverá acontecer até no próximo ano para o abastecimento regular à ISS da companhia privada Orbital Sciences. Assim, dois astronautas americanos deverão fazer três caminhadas espaciais para reparar o problema que já dura uma semana. A primeira delas deverá acontecer no dia 21, a outra no dia 23 e a última está prevista para o Natal. 

"Os astronautas da Nasa Rick Mastracchio e Mike Hopkins vão remover um módulo de bombeamento que contém uma válvula defeituosa", explicou a Nasa em um comunicado. "Eles vão substituí-lo por uma peça sobressalente que está armazenada em uma plataforma no compartimento de carga externo", continuou.

No dia 11 de dezembro uma válvula com defeito provocou um colapso em um dos circuitos externos de resfriamento da estação, onde amônia líquida circula na área externa da estação para manter os equipamentos internos resfriados, disse a Nasa.

Mesmo sem oferecer qualquer risco para a tripulação a bordo da ISS, a Nasa disse que prefere que o sistema seja consertado o mais rápido possível.