Nesta sexta-feira, 10 de outubro, A Lua continua em fase Cheia, mantendo cerca de 90% de visibilidade. O disco lunar aparece grande e brilhante desde o início da noite, enchendo os céus de luz e criando uma paisagem noturna especial. Ela deve permanecer chamando a atenção nos dias a frente, mas seu brilho naturalmente vai diminuir até entrarmos na próxima fase daqui a três dias.
Como observar a Lua Cheia hoje?
Busque um local aberto, longe da poluição luminosa. Logo após o pôr do Sol, olhe para o horizonte leste: a Lua surge alaranjada e, ao subir, fica branca e intensa, com detalhes do relevo visíveis até mesmo a olho nu.
Para imagens, prefira configurações de câmera com pouco ISO, já que o satélite está super iluminado e qualquer sombra ou relevo na superfície lunar aparece facilmente. Binóculos e telescópios são óptimos para observar os ‘mares’ e as crateras da Lua.
Calendário lunar de outubro de 2025
O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:
- 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de setembro, às 20h53 ✅
- 🌕 Lua Cheia: começou em 7 de outubro, às 00h47 ✅
- 🌗 Lua Minguante: começa em 13 de outubro, às 15h12
- 🌑 Lua Nova: começa 21 de outubro, às 9h25
- 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de outubro , às 13h20
O que está acontecendo com a Lua agora?

Após o auge da Superlua Cheia, a Lua ainda permanece com quase toda sua face iluminada por mais algumas noites. O céu fica tão claro que as estrelas mais fracas "desaparecem", mas planetas brilhantes — como Saturno — continuam visíveis, bastando olhar próximo da Lua com auxílio de aplicativos de astronomia ou a olho nu.
Quantas fases a Lua tem?
O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.
Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

- Lua nova
- Lua crescente
- Quarto crescente
- Crescente gibosa
- Lua cheia
- Minguante gibosa
- Quarto minguante
- Lua minguante
Curiosidade do dia 🤔
Você sabia que, durante a Lua Cheia, o aumento da luz noturna pode influenciar até a fisiologia humana? Pesquisas indicam que grande luminosidade lunar pode alterar a qualidade do sono. Pessoas relatam dormir menos nos dias de Lua Cheia, possivelmente devido à quantidade de luz ambiente atingindo os olhos, mesmo com cortinas fechadas.
Próximos fenômenos astronômicos:
- Fase Minguante: começa em 13/10
- Chuva de meteoros Orionidas: pico em 21/10
- Saturno segue visível: procure pelo brilho dourado a leste da Lua depois do pôr do Sol!
Fique de olho na próxima fase da Lua e nas novidades que trazemos todo dia para quem ama astronomia e o céu noturno!
👉 Veja outros conteúdos semanais que produzimos no Oficina da Net, como a lista dos lançamentos de filmes e séries no streaming e, se você está pensando em pegar um cineminha, veja também a programação do que está em cartaz nesta semana.