Pear OS é uma distribuição Linux, gratuita, criada por David Tavares. Esta distribuição, que atualmente está na versão 8, visa ser o mais parecido possível com o Mac OS X, da Apple. Pela sua aparência e suas funcionalidades, apesar de não ser muito popular, ele está se tornando bem conhecida entre os usuários que usam o Linux.

Bom, no Pear OS você encontra uma mistura muito legal da navegação do Mac OS X com um estilo do iOS 7.  O Pear é uma distribuição francesa, mas não se preocupe, ele está disponível e vários idiomas, inclusive o português.


Visual elegante do Pear OS

Na nova versão, Pear OS 8 que foi derivada do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, os novos ícones são inspirados no iOS 7. Ele também conta com um ambiente gráfico próprio chamado de Pear Shell (que é uma versão personalizada do Gnome Shell). Essa shell reúne características de vários sistemas, como o Mac OS X e o Elementary.

Além do visual, várias funcionalidades e programas nativos do Pear foram atualizadas na nova versão, elas podem agradar bastante os usuários.

O Pear OS tem um sistema de armazenamento na nuvem chamado de Pear Cloud. Nele você tem 2Gb de armazenamento gratuito para guardar suas fotos, músicas, documentos e configurações de programas, como o Mozilla Firefox, por exemplo.


Pear Cloud

O MyPear permite que o usuário personalize tudo no sistema, desde sua área de trabalho até os elementos na dock, as animações, pasta, é basicamente tudo. Outro recurso nativo, e interessante, do sistema é o Clean My Pear 2. Ele permite que você mantenha o seu computador sempre rodando da melhor maneira possível. Ele faz limpezas de memória, caches e outras melhorias no sistema.

O Pear OS 8 está disponível para computadores e também para tablets. Para mais informações, acesse o site do Pear ou clique aqui. Se interessou pelo sistema? Confira logo abaixo os requisitos para rodar o Pear OS 8.

Requisitos

Por ser um sistema operacional baseado no Linux, o Pear OS é bem leve. Segundo os desenvolvedores, os requisitos para rodar o Pear OS são bem baixos. Confira:

  • Processador de, no mínimo, 700 MHz (Intel Celeron ou superior, 32 ou 64);
  • 512 MB de memória RAM;
  • 8Gb de espaço livre no disco rígido;
  • Resolução de no mínimo 1024x768;
  • Drive de CD/DVD ou porta USB para instalação.

O acesso a internet não é obrigatório, mas os desenvolvedores recomendam para uma instalação mais "saudável".

Vale a pena?

Se você usa o Linux e gostou do visual do Pear OS, vale a pena instalar ele para testar. O Pear OS tem melhores recursos quando comparado ao Elementary (outra distribuição Linux) e também, na opinião do autor, é mais bonito. Baixe o Pear OS e dê uma nova cara para o seu computador.

Pelo fato do Pear OS ser baseado no Ubuntu 13.04 que vai ter suporte somente até meados de janeiro de 2014, o Pear OS terá uma vida bem curta. Os desenvolvedores devem lançar uma atualização baseada na versão mais nova do Ubuntu.

Curiosidade

Você já deve ter visto em algum desenho ou série, como os da Disney, iCarly, por exemplo, em alguns notebooks ou smartphones do desenho, a o simbolo de uma pêra. Por exemplo, o notebook do Fred (iCarly) se chama Perabook (em referência ao Macbook da Apple), assim como o smartphone se Peraphone (iPhone) chama e o MP3 Perapod (iPod). Na verdade é uma boa jogada da Disney para evitar pagar muita grana de direito autorais a Apple.


Gostou do Pear OS? Já tem o Pear OS instalado? Deixe seu comentário ou sua avaliação.