A tradicional baleia do Twitter foi trocada po um robô. O símbolo era utilizado para sinalizar quando o microblog saia do ar. Porém, não está sendo mais empregado desde julho.

Conforme o vice-presidente de engenharia do Twitter, Christopher Fry, em entrevista à revista "Wired", a baleia foi extinta porque representava uma época do site que ficou no passado.

A ‘baleia da falha’ é uma coisa do passado. Na verdade, nesse verão nós tiramos a ‘baleia da falha’ de produção. Então se você vir ao Twitter, e sempre existirão problemas, nenhum serviço é sempre perfeito. Mas agora você verá robôs no lugar da ‘baleia da falha’ ", afirma Fry, em reportagem publicada na última segunda-feira (25).

De acordo com o executivo, o Twitter é o único canal que, por muitas vezes em desastres, as pessoas têm em mãos para relatar a sua real situação.

A baleia representava um período em que o site de troca de mensagens ficava muitas vezes fora do ar, o que não acontece mais. "A baleia teve uma longa história e alguns usuários se sentem muito conectados à ela. Mas no fim, ela representava um tempo em que eu não acho que vivíamos para o que o mundo precisava que o Twitter fosse", diz Fry.

"Eu acho que colocando a confiança em destaque é o primeiro passou rumo a realmente fazer um produto inovador", diz.


Robô que substituiu a baleia no Twitter

"As outras são ‘Nossos engenheiros são tão eficientes quanto podem ser?’, ‘Nós temos toda a infraestrutura para garantir que eles possam rapidamente entregar códigos para que possamos replicar em seus produtos rapidamente?’ Eu acredito que sim."

Agora, no lugar da baleia, o Twitter adotou um robô para demonstrar a falha na ferramenta. Ele já apareceu para você?