Smart TVs da LG coletam dados de usuários sem permissão

LG confirma que dados televisivos estavam sendo coletados sem autorização através de suas Smart TVs.

Por | @RafaelaPozzebon Tecnologia

As Smart Tvs da LG Eletronics estão coletando hábitos televisivos dos usuários sem autorização. Todas as informações estão sendo enviadas para os servidores da empresa. A LG confirmou o comportamento de seus aparelhos e disse que irá liberar uma atualização de firmware para corrigir o problema.

De acordo com um desenvolvedor de software do Reino Unido, a sua Smart TV estava compartilhando informações sobre os canais que estava assistindo através de uma opção denominada “coletar informações de assistir”, que é ativada por padrão.

DoctorBeet, pseudônimo do desenvolvedor, disse que mesmo após desativar a opção a TV continuou agindo da mesma forma, ou seja, coletando dados.  Ele relatou ainda que após ver os anúncios na tela inicial da sua TV, começou a procurar a origem da propaganda. No site da LG, o relator anônimo disse que encontrou um vídeo que apontava a capacidade da empresa de analisar os programas favoritos dos usuários.

Na página que havia a informação (http://us.lgsmartad.com/), que agora  aparece como “O serviço está em manutenção”, continha os dizeres: "LG Smart AD fornece a poderosa ferramenta de marketing para atingir o público-alvo por meio de múltiplos dispositivos de entretenimento doméstico inteligentes, tais como LG Smart TVs, Blu-ray Disc e Smart Upgrader em mais de 120 nações. Alvo sofisticado: Traga anúncios certos para o público-alvo certo usando dados demográficos, geográficos, de dispositivo, conteúdo e preferência do usuário."

A LG, por sua vez, confirmou a prática de coleta de informações através de seus televisores, porém, negou que os dados fossem pessoais ou mesmo que os utilizava para propaganda direcionada.

"A LG não se envolve - e nunca se envolveu - com propaganda direcionada utilizando as informações coletadas de proprietários de Smart TVs LG", disse a empresa em um comunicado enviado na última sexta-feira (23), por e-mail. "Informações como canal, plataforma de TV, fonte de transmissão, etc, que são coletadas por certas Smart TVs da LG não são informações pessoais, mas informações sobre o ato de assistir. Esta informação é coletada para oferecer recomendações para os telespectadores com base no que outros donos de TVs LG inteligentes estão assistindo."

"Uma atualização de firmware está sendo preparada para lançamento imediato e irá corrigir este problema em todas as Smart TVs afetadas. Quando esse recurso estiver desativado, nenhum dado será transmitido", disse a LG.

A fabricante também confirmou que alguns dados estavam sendo enviados de volta para a empresa como parte de um recurso planejado que envolvia busca por metadados relacionados a esses arquivos de mídia na Internet "a fim de oferecer uma melhor experiência de visualização."

Smart TVs da LG coletam dados de usuários sem permissão

"Esse recurso, no entanto, nunca foi totalmente implementado e nenhum dado pessoal foi recolhidos ou retidos", disse a empresa. "Com a atualização do firmware, esse recurso também será removido das Smart TVs afetadas."

"A LG lamenta quaisquer preocupações que esses relatórios possam ter causado e continuará a esforçar-se para atender às expectativas de todos os nossos clientes e do público", disse a LG.

Por fim, a LG disse que com a atualização qualquer confusão será eliminada.

Mais sobre: LG, smarttv, dados
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários