Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil, é o homenageado do Doodle

Google homenageia Ary Barroso através do seu Doodle.

Por | @oficinadanet Internet

Nesta quinta-feira (07), o Google está homenageando através do seu Doodle o autor do famoso clássico Aquarela do Brasil, Ary Barroso, que completaria 110 anos no dia de hoje. Juntamente às letras do Google na página inicial aparecem dois dançarinos, um homem e uma mulher, e ainda um pianista, caracterizando a carreira do compositor de clássicos de samba de raiz.

Ary Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903, em Ubá, Minas Gerais, e aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito. Nos anos 30, Barroso iniciou a sua carreira de compositor. Nas décadas de 1940 e 1950, compôs vários sucessos para Carmem Miranda. O sambista também é autor de Aquarela do Brasil, um ícone na música brasileira.

O sambista não teve uma vida muito fácil. Filho do deputado estadual e promotor público João Evangelista Barroso e Angelina Barroso, aos oito anos, órfão de pai e mãe, foi criado pela sua avó materna. Aos 12 anos começou a trabalhar no cinema de Ubá como pianista auxiliar. Após receber uma pequena herança decidiu se mudar para o Rio de Janeiro para estudar Direito.

Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil, é o homenageado do Doodle
Estátua de Ary Barroso no Rio de Janeiro

Adepto da boemia, Barroso chegou a abandonar o curso de Direito, retornando anos mais tarde. Em 1929, finalmente, Barroso obtém o diploma, porém, nunca exerceu a profissão.  Ele tocava piano em cinemas e cabarés para se sustentar. No ano de 1944, foi para os Estados Unidos, onde musicou o filme Você já foi à Bahia?, de Walt Disney, o que acabou rendendo o diploma da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood.

Alcoólatra, Ary Barroso faleceu no Rio de Janeiro em 1964, de cirrose hepática. Barroso está enterrado no Cemitério de São João Batista.

Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil, é o homenageado do Doodle

Mais sobre: ary barroso google doodle
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter