Nesta quinta-feira (07), o Google está homenageando através do seu Doodle o autor do famoso clássico Aquarela do Brasil, Ary Barroso, que completaria 110 anos no dia de hoje. Juntamente às letras do Google na página inicial aparecem dois dançarinos, um homem e uma mulher, e ainda um pianista, caracterizando a carreira do compositor de clássicos de samba de raiz.

Ary Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903, em Ubá, Minas Gerais, e aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito. Nos anos 30, Barroso iniciou a sua carreira de compositor. Nas décadas de 1940 e 1950, compôs vários sucessos para Carmem Miranda. O sambista também é autor de Aquarela do Brasil, um ícone na música brasileira.

O sambista não teve uma vida muito fácil. Filho do deputado estadual e promotor público João Evangelista Barroso e Angelina Barroso, aos oito anos, órfão de pai e mãe, foi criado pela sua avó materna. Aos 12 anos começou a trabalhar no cinema de Ubá como pianista auxiliar. Após receber uma pequena herança decidiu se mudar para o Rio de Janeiro para estudar Direito.

Adepto da boemia, Barroso chegou a abandonar o curso de Direito, retornando anos mais tarde. Em 1929, finalmente, Barroso obtém o diploma, porém, nunca exerceu a profissão. Ele tocava piano em cinemas e cabarés para se sustentar. No ano de 1944, foi para os Estados Unidos, onde musicou o filme Você já foi à Bahia?, de Walt Disney, o que acabou rendendo o diploma da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood.

Alcoólatra, Ary Barroso faleceu no Rio de Janeiro em 1964, de cirrose hepática. Barroso está enterrado no Cemitério de São João Batista.