Depois de inúmeros rumores, o Android 4.4 KitKat finalmente foi anúnciado. O anúncio foi feito na semana passada, dia 31 de Outubro, no blog oficial do Google junto com informações e especificações técnicas do Nexus 5.

Uma das grandes novidades da nova versão do Android é o recurso "Ok Google", que ativa os comandos de voz sem a necessidade de tocar na tela. De acordo com Sundar Pichai, vice-presidente sênior do Android, a versão 4.4 pode rodar levemente em aparelhos com 512 MB de memória RAM, isso vai beneficiar muitos usuários.

Visual

Na parte visual, as mudanças ficam por conta dos ícones, que estão redesenhados, e uma boa alteração na paleta de cores. Os botões de navegação e a barra de status, agora, estão translúcidos e podem ser ocultados totalmente com um simples gesto, isso mostra que a nova versão do Android tem um foco ainda maior nos aplicativos.

ga

Repare nos ícones translucidos

Agora a tela de blo queio pode exibir a capa do álbum, em tela cheia, e comandos do player de música (Play Music) ou do vídeo que você está vendo no Chromecast.

Tela de Bloqueio

Tela de Blo queio

Aplicativos

O Google aproveitou que o seu sistema está mais leve, e pode melhor ser usado pelos aparelhos de baixo-custo, e lançou, junto com o novo sistema, uma grande melhoria em alguns aplicativos, tais como o Google Chrome e o Youtube, para que consumissem menos memória. Sendo assim, os apps estão mais leves, e ainda poderão ser usados por uma parcela maior dos usuários.

O multitarefas, também, foi melhorado

O multitarefas, também, foi melhorado

No Android KitKat, vários aplicativos desnecessários que rodavam em segundo plano também foram removidos do sistema.

Google Now

O Google Now recebeu uma grande melhoria. O Google disse que o Now ganhou novos cards e vai tentar adivinhar o que você quer antes mesmo de você perguntar qualquer coisa. Os novos cards devem chegar nas próximas semanas.

Ok Google!

Ok Google!

Ao dizer a expressão "Ok Google", o smartphone despertará, permitindo que o usuário envie mensagens, faça chamadas, rotas, pesquise endereços no mapa, entre outros comandos.

Mensagem e Telefone

Outro aplicativo que recebeu uma boa melhoria foi o aplicativo Telefone. O app está mais inteligente. Agora, ele cruza os dados da agenda, dos locais próximos e das suas contas que estão configuradas no aparelho. O app, também é capaz de identificar, usando o Google Maps; O sistema pesquisa e lhe dá as coordenadas de onde esta pessoa está te ligando e, se disponível, exibe até uma foto.

App Telefone

App Telefone

O aplicativo de mensagens já não existe mais. A nova versão do app Hangouts é agora o aplicativo padrão de mensagem. O app reúne SMS e MMS juntamente com as mensagens de texto e de vídeo trocadas pela web, todas as suas mensagens ficam nesse app.

Sistema

O sistema recebeu várias outras pequenas melhorias, para agradar a todos, inclusive melhorias de segurança, uso da localização e duração da bateria. O Google informou os seguintes recursos que farão parte da nova versão. Veja a lista de melhorias e alguns novos recursos:

● Chromecast: agora é possível enviar filmes para sua TV usando os aplicativos Google Play, Netflix, YouTube e Hulu Plus;

● Chrome: o novo Google Chrome está mais ativo e ainda consumindo menos memória;

● Suporte para Bluetooh MAP: carros com dispositivos Bluetooth, agora podem trocar mensagens com o Android 4.4 KitKat;

● Modo imersão: quando estiver vendo um filme, lendo um livro ou jogando, o sistema esconde informações menos importantes;

Modo Imersão

Modo Imersão

● Acessibilidade: o Android 4.4 Kitkat, conta com suporte para legendas e também closed-captions;

● Gerenciamento de dispositivos: se você perder seu aparelho, você pode resgata-lo ou até mesmo apagar os dados usando o Android Device Manager (esse recurso já vem embutido no sistema);

● NFC: você pode usar o NFC para realizar pagamentos, o sistema se comunica com o Google Wallet;

● Cloud Print: o sistema de impressão recebeu grandes melhorias.

Cloud Print

Cloud Print

O Android 4.4 KitKat, chegará em breve ao Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. O Galaxy Nexus não receberá atualização, a própria companhia disse que "aparelhos lançados a mais de um ano e meio, são velhos de mais para serem atualizados", o Galaxy Nexus foi lançado a dois anos, portanto, está fora da lista de aparelhos que receberão atualização.

Os aparelhos da linha Google Play Edition, também serão contemplados com o mais recente sistema operacional móvel. Com o que vimos aí em cima, o Android 4.4 KitKat vai ser bem "gostoso", não é mesmo?

E você, o que achou das novidades presentes no Android 4.4 KitKat? Deixe seu comentário.