Facebook ajuda a descobrir se namoro dará certo ou terminará em breve

Pesquisadores criam algoritmo que pode prever o futuro de um casal no Facebook.

Por | @RafaelaPozzebon Redes sociais

O Facebook agora também será uma espécie de consultor sentimental, isso mesmo, a rede social pode prever se um namoro irá durar muito tempo ou não passa de “fogo de palha”. Pesquisadores afirmam terem desenvolvido um algoritmo capaz de prever o futuro do casal, ele funciona a parti de uma nova métrica denominada “dispersão”, disse o The Verge.

A métrica dispersão leva em conta a conexão entre as pessoas que possuem diferentes grupos de amigos. Com isso, os amigos próximos possuem maior chance de ter outros tantos amigos em comum.

Levando em consideração a vida amorosa, a intenção é que se conectem a diferentes esferas. De acordo com a explicação dos pesquisadores Jon Kleinberg, engenheiro de computação da Universidade de Cornall, nos Estados Unidos, e Lars Backstrom, pesquisador sênior do Facebook, o marido ou namorado costuma apresentar a sua esposa ou namorada para os seus colegas de trabalho, amigos da faculdade, com quem ela pode não ter qualquer tipo de conexão em comum, assim, os parentes podem estar sujeitos à mesma dinâmica de dispersão.

Em 60% dos casos os cientistas conseguiram identificar quem estava namorando com quem. As altas taxas de dispersão obtidas através do algoritmo parecem estar relacionadas a relacionamentos mais duradouros. Conforme o estudo, os casais que não foram identificados através do algoritmo têm 50% mais chance de terminar o relacionamento nos próximos dois meses. No geral, os envolvidos acabavam se distanciando dos amigos em comum, para preparar o rompimento.

Os responsáveis pelo estudo também analisaram métricas como quantas vezes um usuário visualiza o perfil do outro, quantas vezes frequentam os mesmo lugares e também o número de mensagens enviadas. O estudo usou dados anônimos de 1,3 milhões de usuários da rede social que exibiam um relacionamento no status.

O resultado da pesquisa mostra como Facebook faz para transformar os dados dos seus milhares de usuários em algo que possa ser usado por marqueteiros.

O Facebook, através de um porta-voz, afirmou que a pesquisa "ajudou o time a pensar sobre coisas, e enfatizou algumas das funcionalidades usadas no ranking" de post do news feed, porém não afeta a maneira como os posts são dispostos na linha do tempo de cada usuário.

Mais sobre: facebook, namoro, terminar
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários