De acordo com um estudo feito pela consultoria americana Gartner e divulgado nesta segunda-feira (21), a venda globais de computadores e notebooks deverão ter queda de 11,2% neste ano.

Conforme a consultoria, neste ano deverá ser comercializado no mundo cerca 303 milhões computadores. No próximo ano, ou seja, em 2014, o número deverá cair para 281 milhões de unidades. No entanto, a soma de PCs (desktops e notebooks), smartphones e tablets, deverá ter alta de 4,5% nas vendas. Os tablets deverão ser a grande opção dos usuários, já que deverá registrar aumento de 53,4% nas vendas.

 "No fim deste ano, veremos o aumento da venda de tablets pequenos e um arrefecimento em smartphones", afirmou Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa da Gartner.

Entre os sistemas operacionais, o Android, do Google, deverá se sobressair. Para este ano está previsto que sejam comercializados 880 milhões de produtos equipados com o Android, em 2014 o número deverá atingir 1,1 bilhão. O Windows, da Microsoft, estará presente em 331 milhões de computadores e celulares em 2013. O iOs e MacOs, da Apple, em 271 milhões aparelhos.

A Gartner acredita que mesmo com grande investimento das empresas por aparelho como óculos conectados, relógios inteligentes, pulseiras, entre outros, até 2017, apenas 1% dos usuários irão trocar seus smartphones por este tipo de produto. "Em um primeiro momento, os vestíveis serão vistos como uma opção de uso, não uma necessidade", diz Milanesi.