Nesta quarta-feira (2), a Fundação Procon notificou a B2W, Companhia Global do Varejo, responsável pelos sites submarino.com.br, americanas.com.br e shoptime.com.br, para prestar esclarecimentos sobre os problemas ocorridos durante a promoção "Black Night". As denúncias foram feitas pelos próprios consumidores.

A empresa terá que comunicar ao órgão os motivos técnicos que levaram a instabilidade no sistema, fazendo com que os usuários não pudessem efetuar suas compras. Do mesmo modo, será necessário informar a duração da instabilidade, o número de consumidores que foram afetados, a quantidade de reclamações recebidas no SAC, as providências que foram tomadas no período, entre outros pontos.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, "mais uma vez fica evidente o despreparo para atender o volume de consumidores que só aumenta em ações como esta, o qual só existe em razão da expectativa gerada pelo próprio fornecedor, denotando planejamento inadequado".

A empresa, caso seja comprovada a irregularidade, poderá ser punida de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Vale notar que o consumidor que se sentir lesado ou mesmo tiver qualquer dúvida sobre o assunto, pode procurar o Procon de sua cidade ou mesmo um dos canais da Fundação.