O ex-vice presidente do Google, Hugo Barra, irá iniciar o seu trabalho na fabricante chinesa Xiaomi em outubro após deixar a gigante de buscas recentemente. Barra era um dos principais responsáveis pelo setor do Android, porém, alega que diante aos promissores negócios da companhia chinesa não conseguiu resistir a oferta de trabalho.

O executivo deverá se tornar o responsável pelo desenvolvimento de negócios internacionais e parcerias estratégicas de Android. A fabricante chinesa já desenvolve aparelho equipados com o sistema operacional do Google.

Pouco conhecida fora do mercado chinês, Barra disse em uma entrevista ao All Things D que pretende deixar a companhia visível ao mundo.

"O desejo dos fundadores é que a Xiaomi se torne uma companhia global que por acaso está localizada na China. Se eu fizer meu trabalho direito, em poucos anos o mundo estará falando da empresa da mesma forma que fala sobre a Google e a Apple hoje", declarou.

A Xiaomi, também apelidada de Apple do Oriente, se baseia muito nos produtos da Maçã, trazendo ao consumidor aparelhos de altíssima qualidade. Porém, diferentemente da Apple, a companhia chinesa não possui os mesmos "exageros" da Apple, ela apenas fornece ao seu cliente o que ele precisa.

Para fazer sucesso na Ásia, a Xiaomi desenvolve aparelhos de alto desempenho por um valor mais acessível. A combinação também funciona em outros mercados emergentes, que a empresa está buscando mais espaço, como é o caso da Índia, Rússia, Indonésia, Tailândia e América Latina.

Barra cita ainda que se o trabalho for bem feito, no futuro o mundo falará da Xiaomi do mesmo modo ao qual se refere do Google ou da Apple.