O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na quinta-feira(9), reuniu-se de forma discreta com o CEO da Apple e também o CEO da AT&T, o motivo não poderia ser outro: práticas de vigilância do governo. A notícia foi publicada pelo site Político.

De acordo com o site, que cita fontes ligadas ao assunto, estiveram presentes na reunião, além de Tim Cook e Randall Stephenson, cientista da computação Vint Cerf, do Google, e ativistas em defesa da privacidade.

A reunião não estava confirmada na agenda pública de Obama. O site Político cita também que funcionários do governo já haviam se reunido com representantes do setor e ativistas da privacidade na última terça-feira (6), o encontro também foi bastante discreto. Conforme o site, o encontro da quinta-feira "foi organizado com segredo ainda maior".

O site publicou que uma fonte do governo afirmou que as reuniões fazem parte de "várias discussões que o governo está tendo com especialistas e interessados, em resposta à orientação do presidente de termos um diálogo nacional sobre como protegermos melhor a privacidade numa era digital, incluindo como respeitar a privacidade ao mesmo tempo em que protegemos a segurança nacional".

A reunião que aconteceu na terça-feira incluiu representantes de entidades como Conselho de Informação da Indústria Tecnologia, a Technet e a TechAmerica, além da União Americana das Liberdades Civis e do Centro de Informações da Privacidade Eletrônica, informou o Politico. Nenhuma das partes envolvidas se manifestou sobre o assunto.