Considerado como um golpe para a Samsung o veto a proibição da importação de alguns produtos da Apple nos Estados Unidos, o mesmo rendeu um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão em valor de mercado nesta segunda-feira, 05 de agosto, aos cofres da empresa sul-coreana. Pontualmente as 2h42 no horário de Brasília, os papeis negociados na Bolsa de Seul pela empresa caíram 0,78%.

Sendo assim, a decisão tomada pelo presidente Obama promete mudar radicalmente a forma de como as empresas enfrentam as prolongadas batalhas sobre as propriedades intelectuais no mercado de smartphones e suas estratégias de defesa. Vale lembrar que a Samsung e Apple vêm brigando a tempos numa tentativa de limitar uma a outra no mercado de dispositivos móveis, o mesmo que deverá ultrapassar os US$ 400 bilhões só neste ano de 2013.

Entenda o caso aqui.

Mesmo após a Internacional Trade Commission dos Estados Unidos ter determinado no início de junho a proibição das vendas de alguns dispositivos mais antigos da "maçã" e que os mesmos poderiam ser banidos porque infringir patentes da rival Samsung; agora o presidente dos EUA veta tal decisão, fazendo com que algumas indústrias de tecnologia levantassem algumas dúvidas sobre o ITC, onde essas mesmas empresas como a Intel e Microsoft, temem que suas liminares judiciais possam restringir a sua capacidade de oferecer aos consumidores dispositivos melhorados.

Vale salientar que a própria Intel e Microsoft, juntamente com outras empresas de tecnologia, se opuseram contra a decisão da ITC, onde para essas companhias, as entidades comerciais tribunais é que são capazes de impor as vendas ou proibições de importação, senão o valor de invenções patenteadas será diminuído.